Eliminatórias

Goleiro da Argentina é suspenso pela Fifa por agressão e gesto obsceno

Ele foi sancionado pela Comissão Disciplinar da Fifa por "comportamento ofensivo" e por "violar os princípios de jogo limpo"

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O goleiro Dibu Martínez foi suspenso pela Fifa por seu comportamento polêmico nos últimos compromissos da Argentina, contra Chile e Colômbia, no início de setembro.

A seleção argentina informou que o jogador foi punido com gancho de dois jogos pelas ações. Ele foi sancionado pela Comissão Disciplinar da Fifa por “comportamento ofensivo” e por “violar os princípios de jogo limpo” nas partidas válidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A AFA (Associação Argentina de Futebol) se manifestou “absolutamente contrária” à decisão.

Contra o Chile, o goleiro repetiu o gesto obsceno que fez na final na Copa de 2022. A Albiceleste usou o primeiro jogo após a conquista da Copa América para comemorar o título, e o goleiro levou o troféu novamente à virilha, sobre suas partes íntimas.

Já contra a Colômbia, Dibu deu tapa na câmera de um cinegrafista após a derrota. Ele se irritou na saída do campo e empurrou o profissional, que foi ao chão.

O goleiro ficará fora dos duelos da próxima Data Fifa devido à suspensão. A Argentina visita a Venezuela em 10 de outubro e depois recebe a Bolívia no dia 15. A equipe comandada por Scaloni é a líder isolada das Eliminatórias, com 18 pontos.

COMUNICADO DA AFA

“Apesar da defesa feita pelo jogador e pela Associação Argentina de Futebol, a Comissão Disciplinar do órgão dirigente do Futebol Mundial tomou a seguinte decisão:

O jogador de futebol, Sr. Damián Emiliano Martínez, é responsabilizado por seu comportamento ofensivo e sua violação dos princípios do fair play (art. 13 CDF) em relação aos jogos Argentina x Argentina. O Chile jogou em 5 de setembro de 2024 e Argentina x Colômbia. jogado em 10 de setembro de 2024 como parte das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026TM.

O réu está suspenso por duas (2) partidas. Tal suspensão será cumprida durante o(s) próximo(s) jogo(s) oficial(is) da equipe representativa da Associação Argentina de Futebol, de acordo com o art. 69 CDF.

Deve-se notar que a Associação Argentina de Futebol está em absoluto desacordo com a decisão tomada pelo comitê disciplinar da FIFA.”