Governo de Goiás abre a temporada de pesca esportiva no estado com o investimento de R$ 1,2 milhão
As competições de pesca esportiva em Goiás irão ocorrer entre março e outubro deste ano
Foi aberto nesta segunda-feira (19), pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia. A solenidade de abertura ocorreu no Palácio das Esmeraldas e também contou com o ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula.
As competições irão ocorrer entre os meses de março a outubro. No Circuito Goiano de Pesca Esportiva, serão oito etapas no total. A abertura será no município de Três Ranchos, inicialmente no dia 2 de março e o encerramento será também na cidade, no dia 26 de outubro. Também irão receber etapas as cidades de Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão. Já o Gigantes do Araguaia irá ocorrer em outras 3 cidades: Aruanã, Nova Crixás (distrito de Bandeirantes) e São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves).
“É um esporte sofisticado que emprega o máximo de tecnologia e de ciência, que gira a economia e faz com que a nossa sociedade, cada vez mais preparada, se desenvolva com respeito ao meio ambiente”, disse Ronaldo Caiado, que também falou sobre o investimento de R$ 1,24 milhão do Governo de Goiás nos torneios de pesca.
“A razão do investimento é gerar emprego, é mostrar aquilo que Goiás tem para o Brasil e para o mundo todo. É repovoar os rios, cuidar do meio ambiente, e, cada vez mais, levar condições de vida de qualidade para as pessoas que vivem nas regiões ribeirinhas”, comentou o governador.
Segundo o governo, a prática esportiva atrai mais de 9 milhões de turistas aos rios e lagos de Goiás. A pesca esportiva é uma atividade que entre as principais características está a devolução do peixe na água. Outros quatro eventos também irão receber o apoio do estado, com o “Tucuna Queen”, torneio para mulheres, e o “Encontro de Pescadoras”, em Bandeirantes.