Grêmio Anápolis é o segundo time na América do Sul com mais transferências de atletas na década
Em relatório divulgado pela Fifa nesta semana, o Grêmio Anápolis surgiu como destaque no futebol…
Em relatório divulgado pela Fifa nesta semana, o Grêmio Anápolis surgiu como destaque no futebol brasileiro e sul-americano. O time anapolino aparece como a segunda equipe da América do Sul que mais fez transferências de atletas entre os anos de 2010 e 2020. Ao todo, a Raposa fez 137 vendas de jogadores.
Os goianos são conhecidos no estado como um clube empresa, que tem como principal função vender jogadores. O Grêmio Anápolis também tem forte ligação com Portugal, já que seus dirigentes a maioria são portugueses e grande maioria das transações da equipe são com equipes do país lusitano.
Na lista divulgada pela Fifa, a Raposa perdeu apenas para o Fluminense, que na década realizou 183 vendas de jogadores. No pódio sul-americano, o time do Desportivo Maldonado, do Uruguai fecha os três times que mais venderam atletas, com 129 jogadores. Na lista divulgada pela Conmebol dos 30 Sul-Americanos que mais venderam atletas, aparece outras 11 equipes brasileiras. São Paulo, Palmeiras e Corinthians fecham os 5 times do Brasil com mais transferências.
O Grêmio Anápolis também se destaca entre os times que mais emprestaram atletas na última década. No ranking mundial, o time anapolino é o 11º colocado, com 122 empréstimos. Entre os brasileiros, os goianos perdem apenas para o Fluminense, com 141 transações. O líder é o Manchester City, com 232 empréstimos, ele é seguido por Chelsea e Benfica.
Quantas transferências o Grêmio Anápolis fez em 2021?
O ano de 2021 foi de destaque para o Grêmio Anápolis, que pela primeira vez conseguiu conquistar o título do Goianão, ao vencer o Vila Nova. Com uma bela campanha no estadual, a equipe conseguiu fazer muitos negócios. De acordo com o site do clube, neste ano, o time realizou 23 transações com seus atletas. Destas, em 12 os atletas foram para equipes de Portugal e nas outras 11 os jogadores foram para equipes brasileiras.