Grêmio empata com a Chapecoense e atinge a maior sequência invicta da Série B
Apesar do gosto amargo do empate em um duelo com poucas chances para ambos os…
Apesar do gosto amargo do empate em um duelo com poucas chances para ambos os lados, o Grêmio completou 15 jogos de invencibilidade e atingiu a maior sequência sem derrotas nesta temporada da Série B do Campeonato Brasileiro, superando a marca do Vasco que era de 14 partidas e se mantendo na vice-liderança. Na Arena Condá, o time gaúcho não saiu do zero com os catarinenses.
O recorde histórico pertence à Portuguesa, com 21 jogos sem derrotas em 2011, superando a campanha do Corinthians, em 2008, com 20 jogos sem perder. A última derrota tricolor foi para o líder Cruzeiro, por 1 a 0, no dia 8 de maio, no Mineirão, em Belo Horizonte. Na sétima rodada empatou com o ituano, por 1 a 1, e de lá para cá, foram seis vitórias e nove empates. Por isso, está na segunda colocação, com 37 pontos, podendo ser superado nesta rodada pelo Vasco, em terceiro, com 35, e que vai receber o CRB, quinta-feira, em São Januário. A Chapecoense vive um momento completamente diferente na tabela. Sem vencer há três jogos, aparece na 14ª colocação, com 23 pontos, preocupada em se distanciar da zona de rebaixamento.
O primeiro tempo do duelo foi de pouca criatividade ofensiva e raríssimas chances criadas. O Grêmio levou perigo apenas aos 21 minutos, quando Campaz pegou a sobra de um escanteio e bateu firme, mas Saulo fez a defesa em dois tempos. Depois disso, a situação se complicou para os gaúchos. Primeiro com a saída do atacante Ferreira, que sentiu uma lesão, e depois com a expulsão de Bitello.
Em uma jogada no meio-campo, o volante acabou erguendo demais a perna e acertou o rosto de Perroti. Acompanhando o lance de perto, o árbitro paranaense Paulo Roberto Alves Júnior expulsou Bitello com um cartão vermelho direto. Mesmo com a superioridade numérica, a Chapecoense não conseguiu criar nenhuma boa chance de gol.
Na volta do intervalo, a qualidade do duelo melhorou bastante e Diego Souza quase abriu o placar no primeiro lance. O artilheiro do Grêmio recebeu na área, driblou o marcador e deu uma cavadinha por cima do goleiro Saulo, que estava um pouco adiantado, mas a bola saiu por cima do gol. A resposta da Chapecoense veio minutos depois, com Perotti, em um chute de fora da área, que saiu pela linha de fundo.
Os donos da casa foram se soltando aos poucos e levaram perigo mais uma vez aos 23 minutos, em um chute de longe e Maílton. Depois disso, o jogo voltou a ficar truncado no meio-campo. Nos minutos finais, a Chapecoense criou duas ótimas chances com Matheus Bianqui e Perotti, mas as finalizações pararam em boas defesas de Gabriel Grando.
Agora, os times voltam em momentos distintos para a disputa da 22ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo a Chapecoense visita o Vasco, no estádio de São Januário, no Rio, às 16h. De outro lado, o Grêmio só volta a campo no próximo dia 5 de agosto, quando enfrenta o Guarani no estádio Brinco de Ouro, em Campinas, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 0 X 0 GRÊMIO
ÁRBITRO – Paulo Roberto Alves Júnior (PR); LOCAL – Arena Condá, em Chapecó (SC).
CHAPECOENSE – Saulo; Ronei, Léo, Victor Ramos e Fernando (Kevin); Maílton (Claudinho), Matheus Bianqui, Luizinho (Alisson) e Felipe Ferreira (Lima); Chrystian (Jonathan) e Perroti. Técnico: Marcelo Cabo.
GRÊMIO – Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Thiago Santos), Bitello e Campaz (Lucas Leiva); Gabriel Teixeira (Janderson), Diego Souza (Elias) e Ferreira (Guilherme). Técnico: Roger Machado.