CONFUSÃO

Homem com tatuagens nazistas é expulso das arquibancadas em jogo do Brasil de Pelotas

A confusão ocorreu nas arquibancadas no estádio Bento Freitas, no jogo entre Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo

Confusão no estádio Bento Freitas com homem com tatuagens em alusão ao nazismo. Foto: Volmer Perez/Grêmio Esportivo Brasil

Neste domingo (13), após uma confusão nas arquibancadas do estádio Bento Freitas, em Pelotas, a torcida do Brasil de Pelotas expulsou um homem que estava sem camisa e exibia duas tatuagens em alusão ao nazismo. O fato ocorreu no jogo contra o Novo Hamburgo, pelo Campeonato Gaúcho, que terminou empatado em 1 a 1.

O homem, que não foi identificado, apresentava nas costas a frase ‘Mein Kamf’, que é o nome do livro publicado por Adolf Hitler, em 1925, posteriormente usado para disseminar o nazismo. Além da cruz de ferro tatuada no braço esquerdo, que faz alusão ao emblema utilizado pelos oficiais nazistas.

O Brasil de Pelotas é um clube fundado pela classe operária e negra e até por toda a história da entidade, o clube emitiu uma nota nesta segunda-feira (14), na qual destaca que torcedores com essa índole não tem dignidade para ser chamado de “Xavante”, apelido pelo qual o clube é conhecido.

“Graças a gerações de xavantes que ao longo de 110 anos nos trouxeram até aqui, o Brasil tem na própria história um instrumento contra qualquer discurso ou ato de discriminação. O amor aos muitos que somos é parte da beleza do clube. É por essa consciência histórica que aqueles, que se sentem representados pelos discursos de ódio infelizmente cada vez mais comuns, são e sempre serão repelidos da Baixada. Quem diz isso não é só o clube, como instituição. É a nossa torcida, que sabe reconhecer ao longe quem não tem dignidade para se dizer Xavante”, disse a nota.

Homem com tatugens em alusão ao nazismo no jogo do Brasil de Pelotas
Homem com tatugens em alusão ao nazismo no jogo do Brasil de Pelotas. Foto: Divulgação – twitter