Horários, o que levar e tudo sobre o GP de São Paulo
A classificação costuma ser complicada por conta do trânsito, já que Interlagos é uma das pistas mais curtas do calendário
JULIANNE CERASOLI
(UOL/FOLHAPRRESS) – Os dois campeonatos da Fórmula 1 chegam agitados para a 21ª etapa da temporada, em São Paulo. Max Verstappen está 47 pontos à frente de Lando Norris, mas tem visto sua Red Bull ser apenas o terceiro melhor carro desde setembro, e tem adotado uma postura agressiva na pista por conta disso. Até porque a Ferrari está crescendo, venceu as duas últimas corridas, e agora ameaça a liderança da McLaren no mundial de equipes, com quatro corridas para o final.
São Paulo terá novamente um final de semana de sprint, e há previsão de chuva para o final de semana.
Como acompanhar o GP de São Paulo:
Sexta-feira, 1º de novembro
Treino livre 1, das 11h30 às 12h30: Bandsports, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação da Sprint das 15h30 às 16h15: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Sábado, 2 de novembro
Sprint, das 11h às 12h; TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Classificação do GP, das 15h às 16h: TV Bandeirantes, Bandsports, BandPlay, site da Band
Domingo, 3 de novembro
Corrida, a partir das 14h: TV Bandeirantes, BandPlay, site da Band, Rádio Bandeirantes e BandNewsFM
Raio-X do Autódromo de Interlagos
Distância: 4.309m
Número de voltas: 71
Recorde em corrida: 1min10s540 (Valtteri Bottas, Mercedes, 2018)
DRS – 2 zonas
DRS 1: Detecção no meio do S do Senna e ativação na reta oposta
DRS 2: Detecção na subida do café e ativação na reta principal
Pneus disponíveis: C3 (duros), C4 (médios) e C5 (macios)
Resultado de 2023
Pole Position: Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1min10s727
Pódio:
1º Max Verstappen (HOL/Red Bull) – 1h56min48
2º Lando Norris (ING/McLaren) +8s277
3º Fernando Alonso (ESP/Aston Martin) +34s155
CARACTERÍSTICAS DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS
O circuito de Interlagos combina dois setores (1 e 3) com retas, que são importantes para as ultrapassagens na corrida, com um segundo setor com curvas de baixa e média velocidades, em que é preciso ter mais downforce no carro para evitar muito desgaste de pneus com um carro muito escorregadio. Por conta disso, o acerto do carro nunca é totalmente voltado para os dois primeiros setores e nem para o segundo
A combinação de curvas faz com que a pista de Interlagos seja considerada muito técnica. Junte-se isso às condições climáticas que costumam mudar rapidamente e a um final de semana de sprint, e a dificuldade para pilotos e equipes se multiplicam.
Outro fator importante para a estratégia é o Safety Car, que foi usado 10 vezes nas últimas cinco corridas e pode mudar o curso da prova.
A classificação costuma ser complicada por conta do trânsito, já que Interlagos é uma das pistas mais curtas do calendário. E, como o pneu dianteiro esquerdo trabalha pouco no segundo setor, é preciso atenção para que ele não saia da janela de temperatura.
INFORMAÇÕES GERAIS PARA QUEM VAI A INTERLAGOS
Abertura e fechamento dos portões: os portões abrem às 8h todos os dias e fecham às 15h.
Crianças menores de cinco anos não entram. Aqueles que têm entre cinco e 12 anos só entram no Autódromo acompanhados dos pais ou responsáveis, sendo necessário levar documento.
Quem comprou meia entrada precisa apresentar RG e carteirinha de estudante ou comprovante de pagamento da última mensalidade.
COMO CHEGAR A INTERLAGOS
Trem + ônibus: Haverá um serviço especial de ônibus saindo da estação Autódromo da CPTM, com paradas próximas aos portões, por 5 reais.
Trem expresso: Nova opção de serviço com trens sem paradas saindo das estações de Pinheiros (com conexão com o metrô, linha amarela) e Morumbi, com embarque em plataformas exclusivas, com tempo de viagem de 25 minutos. O preço do serviço é de 30 reais.
Ônibus: a SPTrans faz um esquema especial, com ônibus saindo de três locais. O serviço se chama Expresso GP São Paulo e sai do SP Market, Aeroporto de Congonhas e Trianon Masp, por 4,40 reais.
Ônibus executivos: serviço oferecido pela Squad, saindo do SP Market, por 260 reais por dia.
Uber e táxi: Atenção especialmente para a volta, quando serão utilizados os bolsões de embarque. São 3 para Uber e um para táxis.
O que pode (e deve) levar:
Capa de chuva
Óculos escuros
Protetor solar (embalagem de até 100ml)
Boné ou chapéu
Mochila pequena (menor que 25 x 25 x 25cm)
Até três itens de alimentação por pessoa em sua embalagem original, com exceção de frutas, que devem estar cortadas e em embalagem transparente tipo “zip lock”
O que não pode levar:
Câmeras profissionais
Caixas de isopor
Latas e garrafas (todo tipo de líquido é vetado)
Guarda-chuva
Pau de selfie
Qualquer objeto que possa ser usado como arma
Sinalizadores
O evento tem sistema cashless e os cartões podem ser carregados online no site do evento (f1saopaulo.com.br) ou em terminais dentro do autódromo, usando cartão de crédito. O valor que não for utilizado poderá ser reembolsado.