Futebol de Base

Império chega a sua primeira final em dois anos de existência

Clube completa três anos de federado na FGF no dia 15 de julho de 2021 e terá pela frente o Atlético Goianiense, no Goiano Sub-17

Perto de completar três anos de existência, o Esportivo Império Pires do Rio chegou a sua primeira final das categorias de base e na tarde desta quinta-feira (13), a equipe Sub-17 recebe o Atlético Goianiense, às 15h30, no estádio Edson Monteiro de Godoy, o Monteirão. Saiba mais sobre o clube.

Presidido por Rodrigo Neto, o clube hoje tem em sua base equipes no Sub-15 e Sub-17 (no começo iniciou com o Sub-13). A equipe Sub-15 também fez uma excelente temporada em 2024, parando nas quartas, caindo para o Atlético Goianiense.

O projeto do Sub-17 vem em alta e pode ser um passo a mais para a equipe que pretende daqui uns anos alçar voos maiores. Em parceria com a FTBOLL, o time ganhou mais corpo e chega então a sua primeira final na categoria desde que o clube foi federado. O time vem sendo treinado por Arthur Reis.

Caminho até a final

Foram quinze jogos até a decisão, tendo conquistado cinco vitórias, sete empates e três derrotas. Na primeira fase, o Império acabou na sexta colocação. Ao classificar, dois jogos difíceis diante do Vila Nova e dois empates em 1 a 1, levando para as penalidades. 5 a 4 nos pênaltis e ida para as semifinais, diante do São Luiz. Após um empate sem gols em casa, a decisão fora. Um 3 a 2, em São Luís de Montes Belos e vaga na grande final. O clube encara o Atlético Goianiense, líder da classificação geral.

Treinador

O Império então apostou em Arthur Reis para ser o treinador de sua equipe. A experiência nas categorias de base chamou a atenção visando um projeto de longo prazo. Ele tem no currículo passagens por Desportivo Brasil, Goianésia (auxiliar no profissional), Ovel, Trindade (Sub-17) e Operário-MT (auxiliar no profissional).

O treinador além de conseguir o feito de ter levado o Sub-17 na final do Goiano na categoria, também treina o time Sub-15 dos azuis e amarelos.

Destaques

Ao longo da competição, trinta e três jovens fizeram parte e ajudaram o Império a chegar na grande final. Entre eles, quatro jogadores chamam a atenção e já despertam interesse de outros clubes. O goleiro Rafael, responsável por defender a meta do Império, o zagueiro PH (Pedro Henrique), peça importante defensivamente, o volante Kaique, capitão da equipe e ajuda na transição da defesa para o ataque e Felipe Silva, o Felipinho.

O atacante soma doze gols pelo Império, sendo então o artilheiro da competição ao lado de Jampierre, do Atlético Goianiense. Felipinho já tem sondagens de clubes da Série A e B para o segundo semestre.

Estádio Lotado

A partida de ida acontece às 15h30, no estádio Edson Monteiro de Godoy, em Pires do Rio. A esperança é de estádio lotado, afinal, neste dia 13 de junho é feriado na cidade (Dia de Santo Antônio). O Monteirão tem capacidade para 5 mil pessoas.