Série A

Inter bate o Santos, quebra tabu na Vila e entra no G4

O Internacional venceu o Santos por 2 a 1 em partida disputada neste domingo, na…

O Internacional venceu o Santos por 2 a 1 em partida disputada neste domingo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe gaúcha quebrou o tabu de nunca ter vencido o rival no estádio santista e subiu para o G4 da competição, na terceira posição provisória, com 56 pontos ganhos. Os gols foram marcados pelo chileno Aránguiz. O Santos, que contou com o gol marcado pelo atacante Gabriel, permaneceu na oitava posição, com 46 pontos.

Ambas as equipes vieram a campo com os times bem próximos dos que vêm jogando as mais recentes partidas. O Santos surpreendeu com a equipe titular, já que havia uma expectativa de time misto para poupar os jogadores para a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Flamengo na quarta-feira. No Inter, o maior desfalque continuou sendo o lesionado meia Alex, que foi substituído novamente por Jorge Henrique.

A primeira oportunidade mais perigosa de gol foi do Santos, aos 7 minutos do primeiro tempo, depois que o atacante Rildo chutou perigosamente uma bola que passou sobre o travessão do goleiro Alisson. No minuto seguinte, Lucas Lima também arriscou de fora da área para defesa segura do colorado.

A despeito do maior domínio do Santos, o Inter também era perigoso. Aos 12 minutos, o meia argentino D’Alessandro chutou forte e obrigou o goleiro Aranha a espalmar perigosamente a bola que, por pouco, não encontrou o Jorge Henrique na cara do gol.

Depois do susto, o Santos teve mais duas chances excelentes de gol: a primeira num chute de Robinho, aos 13, que passou rente à trave; a segunda, no minuto seguinte, em cobrança de escanteio que teve a bola cabeceada pelo zagueiro Bruno Uvini no travessão. No mesmo lance, Gabriel chegou a marcar o gol, mas o juiz anotou corretamente impedimento.

O ritmo frenético do jogo até os 15 minutos diminuiu um pouco até pouco depois dos 20 minutos, quando o Inter surpreendeu o Santos numa bela jogada que resultou em gol. Aos 24, depois de um grande lançamento de D’Alessandro, o chileno Aránguiz deu um corte no zagueiro santista e chutou com categoria para o fundo das redes, abrindo o marcador para os gaúchos em plena Vila Belmiro.

Com o gol do Inter e a marcação bem feita dos gaúchos, as chances de ataque do Santos diminuíram consideravelmente no jogo. A equipe paulista só voltou a chutar ao gol com maior perigo aos 35, quando Rildo mandou uma bola rasteira e cruzada defendida com facilidade pelo goleiro Alisson.

Com o Inter melhor postado em campo e com o Santos errando vários passes, o quadro até o fim do primeiro tempo não se alterou. No fim das contas, o placar parcial de 1 a 0 foi justo pelo que foi retratado no gramado.

ETAPA FINAL
Na volta para o segundo tempo, o Inter teve a primeira boa oportunidade aos 7 minutos. Numa cobrança de falta de D’Alessandro, a bola fez uma curva e passou acima do gol de Aranha. Aos 12, o Santos também quase chegou depois de uma boa jogada de Robinho, que acabou chutando a bola para fora.

Aos 14, Robinho voltou a atormentar a defesa colorada depois de partir em corrida da intermediária. Já na entrada da pequena área, ele chutou em cima do goleiro Alisson, que defendeu de maneira providencial.

O gol do Santos amadureceu aos 17 minutos do segundo tempo. Depois de um cruzamento de linha de fundo do lateral Cicinho, o atacante Gabriel desviou a bola com categoria antes da chegada do goleiro colorado: 1 a 1.

Se, no primeiro tempo, o gol do Inter desanimou o Santos e fortaleceu a equipe gaúcha. No segundo, o gol santista deu mais ânimo à equipe mandante, que começou a empurrar o rival para o campo de defesa.

Aos 25, depois de um toque de cabeça de Edu Dracena, o atacante Rildo perdeu uma chance inacreditável na cara do gol. Aos 35, depois de uma bela jogada de Robinho, o jovem atacante Jorge Eduardo, que havia entrado no lugar de Rildo, só não marcou porque o lateral Cláudio Winck salvou na hora certa, afastando a bola para fora.

Quando se esperava a virada do Santos, foi o Inter que fez o segundo gol. Depois da marcação de uma falta dentro da área motivada por um recuo indevido do lateral Mena para o goleiro Aranha, o chileno Aránguiz cobrou rasteiro e com perfeição, sem chances para a defesa santista, aos 36.

Aos 38, o Santos quase empatou com Edu Dracena. Após cruzamento, o zagueiro cabeceou com categoria, mas a bola passou acima do travessão gaúcho.

Aos 43, o Inter por pouco não fez o terceiro com o atacante Wellington Paulista, que havia entrado no lugar de Nilmar. Ele arriscou um chute forte que só não foi para as redes por causa da intervenção de Aranha.

Aos 45, Robinho teve a chance do empate, mas desperdiçou, chutando para fora. Aos 49, na cara do gol, o atacante teve chance incrível, mas cabeceou sem jeito, para tranquila defesa de Alisson, que garantiu o placar de 2 a 1 para os visitantes.

O próximo compromisso do Santos pelo Campeonato Brasileiro será nada menos que o clássico contra o Corinthians, no domingo dia 9 no Itaquerão. O Inter, por sua vez, também não terá vida fácil, já que enfrentará o arquirrival Grêmio na casa do time gaúcho no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 x 2 INTERNACIONAL

GOLS – Aránguiz, aos 24 minutos do primeiro tempo; Gabriel, aos 17, e Aránguiz, aos 36 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Fabrício, Jorge Henrique, Alan Patrick, Alisson e Aránguiz (Internacional); Edu Dracena e Cicinho (Santos).
ÁRBITRO – Jaílson Macedo de Freitas (BA).
RENDA – R$ 170.950,00.
PÚBLICO – 5.607 pagantes.
LOCAL – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

SANTOS – Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Gabriel (Leandro Damião), Robinho e Rildo (Jorge Eduardo).Técnico: Enderson Moreira.

INTERNACIONAL – Alisson; Cláudio Winck, Alan Costa, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alan Patrick (Matheus Bertolotto), Jorge Henrique e D’Alessandro (Wellington Paulista); Nilmar (Ygor). Técnico: Abel Braga.