Goiás

Jair Ventura afirma “acreditar no elenco” e mira jogo contra o Palmeiras; Glauber Ramos deixa o clube

Novo treinador desembarcou na manhã desta quinta-feira (14) em Goiânia e comanda a primeira atividade

Harlei ao lado de Jair Ventura, durante a apresentação do treinador no Goiás. Foto: Victor Pimenta

O Goiás apresentou o seu novo treinador no início da tarde desta quinta-feira (14). Após deixar o Juventude neste ano, Jair Ventura recebeu o convite e assinou até o fim da temporada com a disputa da Série A e a sequência da Copa do Brasil pela frente. Após desembarcar na capital pela manhã, ele irá comandar o primeiro treinamento à tarde, no CT Edmo Pinheiro.

Filho do “Furacão da Copa” Jairzinho, Jair Ventura começou sua carreira como treinador profissional no Botafogo, onde esteve por anos antes como auxiliar técnico. Após quase 100 jogos no comando do time carioca, deixou o clube e na sequência acumulou trabalhos por Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense e Juventude, onde ajudou a salvar a equipe do rebaixamento na última temporada, mas que durou apenas quatro jogos em 2022 até a sua saída.

“Queria agradecer a oportunidade de trabalhar no Goiás, era um desejo e que houve um certo namoro, mas que agora concretizou o relacionamento. Quando se aceita um desafio, eu tenho como missão estudar todos os elencos, de todos os times que podemos trabalhar. Não apenas pela grandeza do Goiás, mas pelo elenco, que eu acredito nesses jogadores, se eu não acreditasse, nem aqui estaria. Se pegarem nos clubes que eu passo, não sou de ficar pedindo jogador, acredito que o treinador tem que tirar o máximo do seu elenco, de quem tem à disposição. Tenho o rótulo de abrir espaço para jovens jogadores, já pedi para ver o sub-20. Temos que olhar para dentro do clube, antes de olhar para fora”, destacou Jair Ventura, em sua chegada

Ainda aguardando a chegada do restante da sua comissão técnica, Jair Ventura comanda o primeiro treino e espera ser regularizado até esta sexta-feira (15) para estrear. O primeiro desafio do comandante será o duelo contra o Palmeiras, neste sábado (16), às 16h30 (horário de Brasília), no estádio da Serrinha, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A.

“Fui auxiliar técnico durante 10 anos, já convivi com muitos treinadores. Alguns trabalham com objetivos a curto prazo, de dois ou três jogos, mas eu não trabalho dessa maneira. Eu penso que o próximo jogo é o duelo da minha vida, é a minha Copa do Mundo. É assim que vamos fazer aqui no Goiás, o Palmeiras é o nosso maior desafio, tenho que focar todas as minhas forças no meu próximo adversário. Quando acabar o campeonato vamos ver onde somos capazes de chegar”, completou Jair Ventura.

Em contrapartida, o Goiás acertou a demissão de Glauber Ramos, profissional de 47 anos, que estava na função de treinador interino. Auxiliar técnico durante a passagem de Augusto César pelo sub-20 do Esmeraldino, se tornou o comandante durante 11 jogos no Campeonato Brasileiro de 2020, com seis vitórias. Entre chegadas e saídas de outros profissionais, ele era requisitado para ser o interino.

Nesta temporada, Glauber Ramos comandou o Goiás em 12 jogos, com seis vitórias durante o Campeonato Goiano, até a chegada de Bruno Pivetti, e após a sua demissão. Juntamente com Jair Ventura, chegaram o auxiliar técnico Emerson Ávila, o preparador físico Ednilson Sena e o analista de desempenho Antônio Luiz.