Muralha Finalista

Jornal espanhol destaca ascensão de goleiro John, do Botafogo: ‘De descartado no Valladolid a finalista da Libertadores’

Jogador de 28 anos não teve passagem de sucesso no futebol europeu, mas se reencontrou com a camisa alvinegra

Foto: Reprodução/Instagram

Por: O Globo — Rio de Janeiro – O goleiro John é um dos principais jogadores do Botafogo nesta temporada. As boas atuações embaixo da trave ajudaram o clube a disputar uma final inédita de Libertadores. Ex Real Valladolid, que pertence a Ronaldo Fenêmeno, o atleta de 28 anos não só passou a chamar atenção no cenário nacional, como também internacional. O jornal espanhol Diario AS destacou a ascensão dele na carreira desde que retornou ao futebol brasileiro.

“Em pouco menos de um ano, passou de descartado em um time da segunda divisão espanhola (Real Valladolid) a poder sagrar-se campeão da América do Sul e do Brasil pelo Botafogo”, diz trecho da matéria. John foi formado nas categorias de base do Santos e já teve passagens por empréstimo no Internacional e Real Valladolid.

No Velho Continente, ele chegou ao clube espanhol em agosto de 2023 sob o status de indicado de Ronaldo Fenômeno. O veículo afirmou que “a recepção de John Victor à Península Ibérica não foi ideal e as suas primeiras atuações também não despertaram confiança”. O então técnico Paulo Pezzolano o escalou como titular no início da temporada, em que sofreu 17 gols em 12 jogos, “com diversos erros e ações nas quais demonstrou insegurança”, segundo a matéria.

Por outro lado, o jornal rasgou elogios ao desempenho do goleiro vestindo a camisa alvinegra. Ele tem “apenas 34 gols sofridos em 45 jogos e uma eficiência de 79% em defesas no Campeonato Brasileiro”. Outro destaque foi a possibilidade real de convocação à seleção brasileira depois da lesão de Alisson, do Liverpool. Inclusive, fez parte da pré-lista de selecionados.

John é peça-chave em uma das semanas mais importantes na história do Botafogo, que disputa a liderança do Brasileiro contra o Palmeiras nesta terça-feira e, quatro dias depois, briga pelo titulo inédito da Libertadores diante do Atlético-MG, neste sábado.