Londrina

Jovem goiano conquista 2° lugar em torneio internacional de tênis

Henrique Schaffer vai disputar mais uma etapa do circuito Sul-Americano da Cosat nesta semana

O jovem tenista Henrique Schaffer da Escola Goiana de Tênis/Assof (Associação dos Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás) conquistou o segundo lugar na categoria 14 anos do Londrina Juniores Cup, etapa do Circuito Cosat, organizada pela Confederação Sul-Americana de Tênis. O tradicional torneio ITF que está em sua 36ª edição foi disputado entre os dias 3 e 8 de junho e contou com a participação de atletas do Brasil e países da América do Sul, como Paraguai e Argentina.

A disputa em Londrina-PR vale pontuação para o ranking Sul-Americano, Nacional e Internacional. Representaram a equipe goiana Assof no circuito Sul-Americano da Cosat 32 atletas, masculino e feminino, distribuídos em categorias com as idades de 14,16 e 18 anos. Henrique Schaffer garantiu o vice-campeonato na categoria de duplas com Lorenzo Corsini, de São Paulo, e disputa durante a semana mais uma etapa do circuito.

Segundo o atleta Henrique Schaffer de modo geral, competir em campeonatos como o Circuito Cosat é uma oportunidade de vestir as cores da equipe e do país. “Esse torneio está me ensinando muitas coisas e também estou fazendo bons jogos contra atletas do Brasil inteiro”, disse.

Para o professor Thalles Landim e técnico da equipe, a participação da Assof é motivo e representatividade para os jovens atletas. “Eles têm a chance de competir contra jogadores talentosos e experientes, o que os desafia a melhorar suas habilidades e estratégias de jogo”, afirma.

Thalles ressalta que o treinamento dos atletas é focado em alto rendimento e três integrantes da equipe foram convocados para a Seleção Goiana. Henrique Schaffer, Nicole Daher e João Vitor Siqueira disputarão a Copa das Federações nos dias 22 a 24 de julho e a Copa das Federações em Uberlândia – MG. E ainda Laiffer Fagundes jogando torneios na França.

“Hoje temos atletas disputando torneios na França e aqui em Goiânia se preparando para o Brasileirão que acontece na próxima semana. O desempenho destacado nesses torneios pode chamar a atenção de treinadores, patrocinadores e até mesmo abrir portas para oportunidades futuras no esporte”, completou Thalles Landim.

Alto rendimento

Segundo Thalles Landim os atletas da Assofl têm uma rotina profissional de treinos com pelo menos três horas diárias de segunda a sexta. E ainda os campeonatos aos finais de semana. Os jovens são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por um treinador, preparador físico, nutróloga e psicóloga.

“São atletas que iniciaram o treinamento por volta dos 5 anos, ainda como lazer e com o tempo desenvolveram aptidão pelo esporte e competição. “São atletas que tem como projeto o tênis universitário nos Estados Unidos porque o tênis é uma ferramenta que possibilita oportunidades de estudos fora do país”, afirma.