LUTAS

Judô: como o esporte olímpico pode impactar na vida das crianças e adolescentes

O judô é a modalidade olímpica com mais medalhas para o Brasil, foram 28 no total

Alunos durante pratica do judô. Foto: Divulgação

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 mostrou que um dos esportes mais tradicionais no Brasil é o Judô. A modalidade foi onde o país conquistou sua primeira medalha de ouro na competição, com Beatriz Souza, além de ser o esporte com mais conquistas nas Olimpíadas, 28 medalhas. Com todo o retrospecto vencedor do judô, o esporte é amplamente praticado por crianças brasileiras, que, para além da disputa, aprendem técnicas que aprimoram características como coordenação motora, força, disciplina e respeito.

Em Goiânia, a modalidade também está sendo bastante difundida, com vários praticantes, seja crianças, jovens e até os adultos. Pedro Diamante é faixa preta shodan (1º Dan) desde 2007 e atualmente é professor de judô de crianças e adolescentes na capital. O profissional, que dá aulas desde 2005, quando ainda era faixa marrom, possui cerca de 80 alunos, de 3 a 11 anos, no Colégio Degraus.

Segundo Diamente, a arte marcial ajuda na formação das crianças e ainda traz benefícios físicos. “Vamos formar pessoas com caráter forte e como estamos falando de uma modalidade esportiva, também temos inúmeros pontos positivos no condicionamento físico. Se for acompanhado de uma dieta, também temos emagrecimento e até ganho de massa muscular”, disse.

Segundo a Confederação Brasileira de Judô, o esporte promove o aprimoramento de praticamente todas as atividades psicomotoras, tais como: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair e coordenação conjunta, além de outras.

Judô ensina crianças a valorizarem seus esforços

Além dos benefícios iniciais do judô, o sensei Pedro Diamante ressaltou a importância das competições, que, segundo ele, fazem com que as crianças possam evoluir na modalidade. “As competições podem agir de várias formas na vida da criança, principalmente porque mostram seus pontos negativos e te estimulam a melhorar na próxima vez. Isso faz com que você tenha garra e aprenda a não desistir. Se você vence, também aprende que não pode diminuir seu esforço e que em uma próxima vez, você pode ser vencido e ensina sobre persistência”, disse. 

Apesar disso, o sensei afirmou é fundamental o apoio de todos para que as crianças e adolescentes lidem com as eventuais derrotas no meio do caminho. “Existe uma chance de frustração e o que precisamos é apoiar as crianças, principalmente nas derrotas, nos momentos difíceis, para não haver desistência depois de um resultado não esperado”, completou.