Laura Amaro fica em 7ª, e Brasil fecha levantamento de peso sem medalha
A norueguesa Solfrid Koanda conquistou a medalha de ouro, com 275kg levantados no total. Sara Ahmed, do Egito, ficou com a prata (268kg). Neisi Barrera, do Equador, foi bronze (267kg)
A brasileira Laura Amaro terminou a competição feminina de levantamento de peso na categoria até 81kg na 7ª posição, após levantar 240kg somando arranco e arremesso.
A halterofilista se aproximou do melhor desempenho brasileiro no esporte em Olimpíadas. O país ficou três vezes na 5ª colocação na modalidade, com Fernando Reis (2016), Rosane Santos (2016) e Jaqueline Ferreira (2012).
Laura Amaro foi a última representante do Brasil no levantamento de peso em Paris. Ainda haverá disputas nas categorias masculina acima de 102kg e feminina acima de 81kg, mas sem brasileiros. Amanda Schott, a outra atleta do país no esporte, ficou na oitava posição da categoria até 71kg.
A norueguesa Solfrid Koanda conquistou a medalha de ouro, com 275kg levantados no total. Sara Ahmed, do Egito, ficou com a prata (268kg). Neisi Barrera, do Equador, foi bronze (267kg).
Como foi a final
Laura Amaro foi a sexta atleta a levantar peso no arranco, com 105kg. Ela acertou em sua primeira tentativa e vibrou bastante.
A brasileira falhou em duas tentativas de erguer 110kg. Assim, Amaro ficou com 105 kg no arranco, resultado suficiente para chegar à disputa do arremesso na 7ª colocação. Porém, complicou a esperança de medalha da brasileira, tendo em vista que seus resultados mais expressivos em mundiais vieram no arranco.
A atual campeã olímpica largou em vantagem. A equatoriana Neisi Barrera falhou em sua primeira tentativa com 118kg, mas acertou as duas seguintes e terminou o arranco com 122kg, melhor marca. A norueguesa Solfrid Koanda aproximou-se da líder, com 121kg, mas falhou na última tentativa para ultrapassá-la.
Laura conseguiu 135kg no arremesso, totalizando 240kg. A brasileira acertou sua primeira tentativa, com 130kg, e também obteve sucesso ao aumentar o peso em 5kg. Nos 140kg, não conseguiu executar o movimento com precisão. O resultado colocou-a momentaneamente na primeira posição, enquanto as principais rivais na categoria esperavam para erguer números maiores.
Barrera se complicou após errar na primeira tentativa. A atual campeã olímpica conseguiu ‘apenas’ 145kg na segunda tentativa, insuficiente para competir com uma rival quase perfeita hoje, Solfrid Koanda. A norueguesa ergueu 154kg no arremesso e totalizou 275kg, recorde olímpico na categoria.