Laurel Hubbgard será a primeira atleta transgênero a participar dos Jogos Olímpicos
A atleta da Nova Zelândia irá competir no levantamento de peso feminino, categoria acima de 87kg
Os Jogos Olímpicos de Tóquio irão entrar para a história, a maior competição do planeta terá pela primeira vez a participação de uma atleta transgênero, se trata de Laurel Hubbgard, de 43 anos. Ela irá disputar a competição pela Nova Zelândia, no levantamento de peso feminino, categoria acima de 87 kg. A prova dela está prevista para ocorrer no dia 2 de agosto.
Antes mesmo de Laurel Hubbgard entrar em ação, a participação dela já causou polêmica. De um lado, pessoas acreditam que é injusto a participação dela por conta da mudança de sexo. Já outro lado, com uma grande parcela de fâs e organizadores acreditam que seja um passo para avançar no combate e a discriminação da LGBTQIA+.
Para a participação da atleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi necessário que ela mantivesse o nível de testosterona do copo abaixo de 10nmol/l nos últimos 12 meses. Esse número é o exigido pela Federação Internacional de Levantamento de Peso.
A participação de Laurel Hubbgard foi defendida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que ressaltou que a participação dela é justa. “A Federação Internacional estabeleceu critérios de classificação. É um tema que envolve medicina e direitos humanos. Finalmente chegamos a um conjunto de regras para determinar uma solução. E essas regras têm que validar uma competição justa”, destacou o dirigente.