Liga americana pune Atlanta Hawks em 100 mil dólares por ter poupado jogador em partida da Copa NBA
Trae Young não participou de uma partida em novembro, clube alegou problemas médicos, mas investigação comprovou que cláusula da Política de Participação de Jogadores não foi cumprida
A liga de basquete americana, NBA decidiu multar o Atlanta Hawks em 100 mil dólares, cerca de R$ 580 mil, por ter poupado o armador Trae Young em partida da Copa NBA. O jogo que gerou a punição aconteceu no dia 12 de novembro, quando o Atlanta enfrentou o Boston Celtics, e na época alegou que a ausência foi por causa de problemas médicos.
De acordo com a NBA, uma investigação foi feita de forma independente, onde a liga determinou que Yong estaria apto para jogar. O jogo era a estreia das equipes na competição, Trae Yong é o principal nome do Atlanta, e uma cláusula da liga diz que as equipes devem garantir a participação dos principais jogadores durante a temporada.
Em um comunicado emitido pela própria NBA na terça-feira (26/11), a liga esclarece a punição dizendo que o Atlanta Hawks violou a Política de Participação de Jogadores, que diz que as equipes devem garantir que seus principais astros estejam disponíveis para jogar nas partidas televisionadas para todo o país e nas partidas válidas pela Copa NBA, a menos que haja uma razão comprovada que impeça o jogador de atuar.
O Atlanta alegou que Yong teve uma tendinite no tendão de Aquiles direito. Já a NBA disse ter feito uma investigação com médico independente, e determinou que o armador estaria apto para o jogo e não precisaria ser poupado por questões físicas.
No jogo o Atlanta venceu o Celtics (atual campeão da NBA) por 117 a 116. Essa foi a única partida da temporada até aqui em que o armador Trae Yong não atuou.