Limite de idade – saiba por que a Fifa exige atletas abaixo de 23 anos na Olimpíada
Os convocados devem ter no máximo, 23 anos completos no ano da realização da edição dos Jogos Olímpicos
Uma das regras do futebol masculino nas olimpíadas é a que limita a idade dos atletas convocados por suas seleções. Os convocados devem ter no máximo, 23 anos completos no ano da realização da edição dos Jogos Olímpicos. Porém, o COI abriu uma exceção em Tóquio, devido à pandemia do coronavírus e ao adiamento dos jogos de 2020 para 2021, foi permitido o limite de 24 anos para os jogadores convocados.
Tem também aquela outra regra, que permite que 3 jogadores acima dos 23 anos possam ser convocados.
Por que essa regra existe?
A Fifa adotou essa limitação de idade ao perceber que os Jogos Olímpicos poderiam competir em nível de importância com a Copa do Mundo. Então jogadores considerados medalhões, acima de 23 anos, ficam restritos a três por seleção.
A Copa do Mundo permanece como a ‘queridinha’ da Fifa, não só por status, mas talvez por motivos comerciais. A gestão de parcerias e patrocínios dos eventos compensaria muito mais sem passar pelo Comitê Olímpico Internacional.
Atualmente a competitividade em si, não sofre tantos prejuízos com a norma, pois cada vez atletas mais jovens são lançados em alto nível nos elencos profissionais dos clubes e seleções.
Inclusive a seleção brasileira, bicampeã na manha deste sábado (7) teve em seu elenco, jogadores que são titulares em praticamente todos os clubes de origem.