O técnico Dunga anunciou nesta terça-feira a sua primeira lista de convocados no seu retorno à seleção brasileira e confirmou a sua promessa de realizar uma mudança gradual da equipe ao chamar dez jogadores que participaram da Copa do Mundo, mas também algumas novidades, para os amistosos contra Colômbia, em 5 de setembro, em Miami, e Equador, no dia 9, em Nova Jersey.
O treinador voltou a chamar nomes que participaram do Mundial, casos do goleiro Jefferson, do lateral-direito Maicon, do zagueiro David Luiz, e os meio-campistas Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian e os atacantes Neymar e Hulk.
Dunga, porém, não pôde contar, com o capitão da seleção na última Copa do Mundo, o zagueiro Thiago Silva, que está lesionado.
Dunga também apostou em destaques do futebol brasileiro. Assim, convocou nos corintianos Gil e Elias, o atleticano Diego Tardelli e os cruzeirenses Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Além disso, chamou jovens que vinham se destacando no futebol europeus, mas não foram lembrados por Luiz Felipe Scolari para a última Copa do Mundo, como o lateral Filipe Luís e o zagueiro Marquinhos.
Esses jogos nos Estados Unidos contra Colômbia e Equadror serão os primeiros da nova Era Dunga, que volta ao comando da seleção após quatro anos – a sua primeira passagem se encerrou após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, com a derrota por 2 a 1 para a Holanda.
Os duelos também serão os primeiros após o fracasso do Brasil na última Copa, em que o Brasil ficou na quarta colocação, após derrotas para Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais, e a Holanda, por 3 a 0, na disputa do terceiro lugar.
Depois destes dois primeiros amistosos sob o comando de Dunga nos Estados Unidos, o Brasil tem agendado para o dia 11 de outubro um confronto diante da Argentina, no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, em mais uma edição do Superclássico das Américas.
Em seguida, no dia 14 do mesmo mês, a seleção terá pela frente o Japão, em Cingapura, em outro amistoso de preparação. Após duelos diante de argentinos e japoneses, a seleção brasileira fará um amistoso contra a Turquia, no dia 12 de novembro, em Istambul.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos com Colômbia e Equador:
GOLEIROS
Rafael (Napoli)
Jefferson (Botafogo)
LATERAIS-DIREITO
Maicon (Roma)
Danilo Silva (Porto)
ZAGUEIROS
David Luiz (PSG)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Atlético de Madri)
Gil (Corinthians)
LATERAIS-ESQUERDO
Filipe Luis (Chelsea)
Alex Sandro (Porto)
VOLANTES
Fernandinho (City)
Ramires (Chelsea)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
MEIAS
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Ricardo Goulart (Cruzeiro)
ATACANTES
Neymar (Barcelona)
Hulk (Zenit)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Reconduzido ao cargo para liderar a renovação da Seleção Brasileira, que caiu de maneira vexatória na semifinal da Copa do Mundo realizada em casa, Dunga chamou dez remanescentes da Copa do Mundo nos dois primeiros jogos de sua segunda passagem pela Seleção.
Os amistosos contra Colômbia e Equador são os primeiros compromissos do Brasil em seu novo ciclo. O teste inicial será contra a Colômbia, seleção eliminada pelos comandados de Felipão nas quartas de final do Mundial do Brasil. O jogo será no dia 5 de setembro, no estádio Sun Life, em Miami. No dia 9 de setembro, o time verde e amarelo joga contra o Equador, no estádio Metlife, em Nova Jersey.
Em agosto de 2006, quando elaborou uma lista de convocados pela primeira vez, Dunga deixou de lado jogadores que atuavam no futebol nacional e deu oportunidade para atletas que jogavam em ligas de menor expressão na Europa, como a russa e a ucraniana. Na época, apenas cinco jogadores que vestiam as cores de clubes do país foram chamados para o amistoso contra a Noruega.
Ao longo da caminhada até a Copa de 2010, que incluiu rodadas das Eliminatórias sul-americanas, Copa América, Copa das Confederações e amistosos, o treinador da seleção convocou 85 jogadores. Dos 22 nomes que apareceram na lista inaugural de Dunga, dez confirmaram sua ida para o Mundial da África do Sul, quatro anos depois.
A Seleção tem mais três amistosos agendados até o final do ano: no dia 11 de outubro, faz o Superclássico das Américas contra a Argentina no estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, na China. Três dias depois, segue para Singapura, onde jogará contra o Japão. O último teste do ano está marcado para o dia 12 de novembro, em Istambul, contra a Turquia.