Técnico do Jaraguá

Lucas Oliveira valoriza período de aprendizado em Licença A da CBF para treinadores

Treinador passou 12 dias concentrados na Granja Comary, Rio de Janeiro, onde ocorreram as aulas presenciais do curso

O técnico Lucas Oliveira, atual comandante do Jaraguá, concluiu as aulas do curso da Licença A da CBF Academy. Nas últimas três temporadas, o treinador foi responsável por três ótimas campanhas no Campeonato Goiano. Em 2020, conseguiu uma sequência de cinco vitórias e um empate pelo Jaraguá em seis jogos, em 2021, pegou a Jataiense na lanterna e classificou o time para a segunda fase da competição, e nesta temporada fez mais um grande trabalho pelo Morrinhos, que saiu da lanterna e se classificou para os jogos eliminatórios, terminando em sexto lugar na classificação geral.

Lucas Oliveira possui 17 anos de trabalho no profissional e já passou por equipes como Vila Nova, Goiás, Aparecidense, Grêmio Anápolis e Corinthians. O treinador valorizou o aprendizado que adquiriu nos 12 dias que esteve concentrado na Granja Comary, local onde ocorreram as aulas presenciais do curso.

“Foi uma experiência formidável para mim que sou jovem como treinador. Nossas aulas foram feitas no Rio de Janeiro, no clube da Aeronáutica, em 12 dias ininterruptos e intensos de aula, das 8h às 19h. Dias de uma experiência incrível, de um aprendizado gigantesco e que deu para evoluir e ganhar conhecimento. Saio daqui rico, com muitos pensamentos diferentes em relação a como se trabalhar e como desenvolver o lado humano do jogador. Espero aplicar tudo o que aprendi nesse período e construir uma evolução no meu trabalho daqui para frente”.

Durante o período, Lucas Oliveira teve a oportunidade de conviver com grandes profissionais da área, além de alguns nomes conhecidos do futebol brasileiro que, assim como ele, também viveram dias de aluno na Granja Comary. O treinador destacou as aulas que teve com Vagner Lopes, Marcelo Chamusca, Paulo Victor, Tatiele, e enalteceu a troca de experiências presentes ao longo do curso.

“Tinha alguns profissionais conhecidos. Tivemos aula com o Vagner Lopes, Marcelo Chamusca, com o Paulo Victor, que é hoje o técnico do sub-20 do Palmeiras, com a Tatiele, treinadora do Santos feminino, e entre os colegas de turma eu tive o prazer de ter aula junto com o Finazzi, que jogou no Corinthians. Tive o privilégio de conviver com ele e com alguns outros grandes nomes do futebol, como o Uidemar, que jogou no Flamengo na década de 90, o professor Vílson Taddei, conhecido da faixa etária antiga. Foi bem legal e construtivo essa relação durante os 12 dias.”

Formado em educação física e graduado em gestão esportiva, Lucas Oliveira detalhou como eram as aulas aplicadas no curso da CBF. Como construir um treino, como elaborar um treinamento dentro da visão do jogador e como otimizar o tempo foram os principais tópicos passados segundo o treinador de 41 anos.

“Os principais aprendizados foram a forma como construir um treino, a forma como elaborar um treino dentro da visão de um jogador, nada que seja novo ou que a gente nunca tenha feito, mas é uma forma de colocar as ideias em caixas e poder otimizar o treino. O treinador brasileiro reclama muito da falta de tempo para treinar e o curso coloca você nessa condição de encaixar melhor os treinos e otimizá-los para o objetivo específico que quer da sua equipe. Foram ricas as aulas, muito conhecimento, muita prática, muitos debates enriquecedores, então saio daqui muito mais forte, confiante e melhor do que cheguei.”

Finalizado o curso da Licença A para treinadores, Lucas Oliveira irá para a sua segunda passagem como treinador do Jaraguá. O técnico comandará o time na Divisão de Acesso, onde vai buscar o retorno à elite do Campeonato Goiano.