Mais de 3 mil jovens aprendem os valores do esporte em Semana Olímpica em Goiânia
O evento teve início nesta segunda, 17, e segue até sexta, 21, em Goiânia. A estratégia do COI é promovida em todo o mundo e busca fortalecer os valores olímpicos e a educação através do esporte
Enquanto o mundo se prepara para acompanhar os Jogos Olímpicos de Paris que começam no final do mês de julho, mais de 3 mil jovens goianos vivem a experiência do esporte na Semana Olímpica.
A imersão no esporte faz parte das atividades da estratégia Olympism365 – Esporte, Educação e Meios de Vida, iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) que no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES.
O evento teve início nesta segunda, 17, e segue até sexta, 21, em Goiânia. A estratégia do COI é promovida em todo o mundo e busca fortalecer os valores olímpicos e a educação através do esporte.
Participam da Semana Olímpica os jovens dos programas de aprendizagem da Demá Jovem by Renapsi nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. As atividades estão sendo desenvolvidas simultaneamente no Núcleo Seu Jaime, no CT da Universo e no Ginásio Neurologia Ativa, na Cidade Jardim.
“Desde o ano passado quando fomos escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional através da parceria com a Fundação SES para ser a executora no Brasil da estratégia Olympism365: Esporte, Educação e Meios de Vida, trouxemos os valores olímpicos para a sala de aula e também promovemos a prática esportiva das mais diversas modalidades. A Semana Olímpica celebra a transformação e o impacto positivo para os nossos jovens através do esporte”, afirmou Charlie Pereira, coordenador do projeto Olympism365 na Demà Jovem by Renapsi.
Os valores do esporte na prática
As atividades tiveram início nesta segunda, 17, com a participação de mais de 400 jovens distribuídos nos três núcleos de práticas. Foram praticados esportes como voleibol, futebol, futsal, handebol, judô, vôlei de areia, basquete, jiu jitsu e wrestling.
A jovem Aprendiz do Futuro, Debora Lima, escolheu o taekwondo para realizar a atividade prática e ficou feliz com a oportunidade.
“Eu estou achando muito legal, é uma tarefa diferenciada, que tira a gente da rotina do dia a dia, que às vezes a gente vai pro curso e faz atividades parecidas sempre. Eu já tinha ouvido falar sobre (o taekwondo), mas nunca tinha praticado. Eu ando de skate. Acho que o esporte é uma coisa importante nas nossas vidas. Ajuda no dia a dia quando a gente está assim meio pra baixo, ajuda a levantar o astral das pessoas”, ressaltou a jovem.
No Núcleo Seu Jaime, no período da tarde, as aulas de taekwondo foram ministradas pela mestre e faixa preta Daniela Silva de Araújo. Com o tatame montado ao ar livre, os jovens tiveram acesso a uma aula dinâmica, animada e aprenderam um pouco mais sobre a modalidade
Antes de pisar no tatame, no entanto, os jovens tiveram uma palestra com o ex-atleta e professor de Taekwondo, Edgar Guimarães. O mestre dedicou alguns minutos para falar sobre os valores do esporte e como a prática esportiva impulsiona os jovens em todas as áreas, como a educação.
“Não basta ter talento para vencer. Perseverança, insistência, dedicação, disciplina a vida é uma competição e a gente quer que vocês vençam e tenham resultados”, resumiu.
As atividades da Semana Olímpica em Goiânia seguem até o dia 21 de junho nos três núcleos esportivos. Em julho, o evento será realizado em Palmas, capital do Tocantins, e em agosto na cidade de Brasília, no Distrito Federal.