Mark Todd, bicampeão olímpico, é suspenso por agredir cavalo no Reino Unido
Com a suspensão, Todd fica proibido de correr e treinar até que as investigações terminem
O neozelandês Mark Todd, duas vezes campeão olímpico de hipismo, foi flagrado agredindo um cavalo em um treinamento no Reino Unido. Por conta disso, o cavaleiro foi suspenso pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida (BHA, sigla em inglês). Desta forma, ele fica impedido de correr em cavalos até que as investigações sejam encerradas.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Mark Todd aparece batendo em um cavalo com um galho de árvore durante um treinamento de cross-country e obriga o anima a entrar dentro de um lago. Atualmente, aos 65 anos, o atleta é treinador em Wiltshire, na Grã-Bretanha. Todd faturou os título olímpicos em Los Angeles e Seul, além de ter conquistado o bronze no hipismo em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres.
Pelo ocorrido, Mark Todd publicou um pedido de desculpas. “Peço sinceras desculpas ao cavalo e a todos os envolvidos por minhas ações neste vídeo. Uma das principais coisas que prego é estabelecer um respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro, e que paciência e gentileza são a melhor maneira de obter resultados. Acredito que este é um dos principais atributos, juntamente com uma grande empatia com os animais, que me permitiu ter uma longa e bem-sucedida carreira no hipismo. Estou muito decepcionado comigo mesmo por não ter aderido a isso neste caso”, disse.