Max Verstappen conquista a pole position para o Grande Prêmio do Brasil
Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou com o terceiro tempo. Charles Leclerc foi o quarto, mas terá uma punição devido a uma troca de motores e perderá dez posições no grid.
Max Verstappen conquistou neste sábado (16) a pole position para o Grande Prêmio do Brasil. No treino de classificação no Autódromo de Interlagos, o holandês da Red Bull marcou 1min07s508 e conquistou a primeira posição do grid de largada. Sebastian Vettel, da Ferrari, larga em segundo.
Lewis Hamilton, da Mercedes, ficou com o terceiro tempo. Charles Leclerc foi o quarto, mas terá uma punição devido a uma troca de motores e perderá dez posições no grid. Assim, a segunda fila terá Valtteri Bottas, também da Mercedes, ao lado de Hamilton.
A corrida acontece amanhã, com largada às 14h10 (horário de Brasília)
No Q1, as Williams abriram a primeira parte do treino de classificação, fazendo mais reconhecimento de pista do que voltas lançadas. Primeiro a marcar tempo, o britânico George Russell fez 1min10s688.
A marca rapidamente foi batida pelas Toro Rosso – Pierre Gasly encabeçou a sessão por pouco tempo ao fazer 1min09s288, exatamente 1s4 à frente do britânico da Williams.
Pela Red Bull, Max Verstappen marcou 1min08s242 e logo passou a ditar o ritmo dos primeiros colocados. A marca do holandês acabou se confirmando como a mais rápida da primeira parte da qualificação. Charles Leclerc e Alexander Albon ficaram logo atrás, completando as três primeiras posições.
Já com o cronômetro zerado, Nico Hulkenberg (Renault), Sergio Perez (Racing Point) e Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) reagiram e conseguiram voltas a tempo de deixar a knockout zone. Pior para quem ficou para trás e foi eliminado: Daniil Kvyat, Lance Stroll, George Russell, Robert Kubica e Carlos Sainz – o espanhol da McLaren não conseguiu registrar volta.
Na segunda bateria, O primeiro a registrar tempo foi Lewis Hamilton, que marcou logo o melhor tempo do fim de semana até então: 1min08s088. Mas Max Verstappen reagiu e fez 1min07s503, o primeiro a andar abaixo de 1min08s. E se manteve em primeiro até o fim, com Leclerc em segundo.
No fim da cronometragem, Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) rodou e provou uma paralisação das atividades. No fim, o italiano não conseguiu melhorar seu tempo e ficou com o 13º lugar, eliminado no Q2.
Também foram eliminados Lando Norris, 11ª com a McLaren; Daniel Ricciardo, 12º com a Renault; Nico Hulkenberg, 14º com a Renault; e Sergio Perez, 15º com a Racing Point.
Nos 10 minutos finais do treino de classificação, Kimi Raikkonen foi o primeiro a marcar tempo, com 1min09s659. Mas a “pole” do finlandês durou pouco. A pouco mais de 6 minutos para o fim da sessão, Max Verstappen marcou 1min07s623, deixando já para trás seus principais concorrentes – Sebastian Vettel, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, pela ordem.
No minuto final, o holandês da Red Bull tentou melhorar a marca, e conseguiu: 1min07s508. Leclerc tentou bater a marca, mas não conseguiu. Hamilton também, sem sucesso. Melhor para Vettel, que manteve a segunda colocação.