Max Verstappen conquista pole do GP do Japão e volta a largar na frente depois de 16 corridas
O holandês não conquistava uma pole position desde junho do ano passado, quando largou na frente no GP da Áustria

Pelo quarto ano consecutivo, Max Verstappen, da Red Bull, largará na pole position do Grande Prêmio do Japão, disputado em Suzuka. Com um tempo de 1m26s983, o holandês, mesmo sem ter o melhor carro neste começo de temporada, conseguiu superar as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri, que ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, completando o pódio.
O domínio de Max Verstappen em Suzuka faz com que o holandês ultrapasse Ayrton Senna e Nico Rosberg em número de poles no Japão. Agora, o piloto da Red Bull tem uma a mais que o brasileiro e o alemão. Além disso, ele iguala o feito de Michael Schumacher e Sebastian Vettel, que também conquistaram a pole position no local em quatro anos consecutivos.
A pole também coloca ponto final em um longo jejum pessoal. Depois de 280 dias, Verstappen voltará a começar um grande prêmio na primeira colocação. A última vez que isso havia acontecido foi em 29 de junho, no GP da Áustria. Na ocasião, o holandês bateu com Lando Norris e viu George Russell vencer. Esta será a 41ª vez do tetracampeão na posição de honra no grid de largada da F1.
Já Gabriel Bortoleto, da Sauber, largará da 17ª colocação. O brasileiro, que parecia ter condições de chegar ao Q2, acabou sendo eliminado ainda no Q1, assim como Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe, que larga em 16º. Essa foi a primeira vez na temporada que nenhum dos dois passou da primeira parte do qualificatório. A corrida, terceira do ano, acontecerá às 2h (de Brasília), deste domingo (06/04).