FÓRMULA 1

Max Verstappen conquista pole do GP do Japão e volta a largar na frente depois de 16 corridas

O holandês não conquistava uma pole position desde junho do ano passado, quando largou na frente no GP da Áustria

Max Verstappen, pole do GP do Japão de 2025
Foto: Fórmula 1

Pelo quarto ano consecutivo, Max Verstappen, da Red Bull, largará na pole position do Grande Prêmio do Japão, disputado em Suzuka. Com um tempo de 1m26s983, o holandês, mesmo sem ter o melhor carro neste começo de temporada, conseguiu superar as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri, que ficaram com o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, completando o pódio.

O domínio de Max Verstappen em Suzuka faz com que o holandês ultrapasse Ayrton Senna e Nico Rosberg em número de poles no Japão. Agora, o piloto da Red Bull tem uma a mais que o brasileiro e o alemão. Além disso, ele iguala o feito de Michael Schumacher e Sebastian Vettel, que também conquistaram a pole position no local em quatro anos consecutivos.

A pole também coloca ponto final em um longo jejum pessoal. Depois de 280 dias, Verstappen voltará a começar um grande prêmio na primeira colocação. A última vez que isso havia acontecido foi em 29 de junho, no GP da Áustria. Na ocasião, o holandês bateu com Lando Norris e viu George Russell vencer. Esta será a 41ª vez do tetracampeão na posição de honra no grid de largada da F1.

Já Gabriel Bortoleto, da Sauber, largará da 17ª colocação. O brasileiro, que parecia ter condições de chegar ao Q2, acabou sendo eliminado ainda no Q1, assim como Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe, que larga em 16º. Essa foi a primeira vez na temporada que nenhum dos dois passou da primeira parte do qualificatório. A corrida, terceira do ano, acontecerá às 2h (de Brasília), deste domingo (06/04).