Mesmo na fase vermelha, governo de SP garante que jogos de futebol estão mantidos
A fase vermelha em São Paulo vai até o dia 19 de março
“Até o momento, vai seguir o mesmo modelo que tem sido seguido na Europa, onde vários países fizeram ‘lockdown’ e mantiveram as atividades esportivas. Até o momento, a decisão é manter as atividades da mesma forma, como vem sendo seguido em Portugal, Inglaterra e outros países, por exemplo”, disse Medina. Um dos argumentos usados por ele é que nos jogos de futebol há um cuidado especial com o contágio, com a aplicação de testes e cartilhas rigorosas de controle de pessoas e dos próprios jogadores.
Medina afirmou que, neste momento de aumento de casos e de mais rigor no combate à pandemia, a manutenção do calendário do futebol é um alento para o brasileiro. “A população precisa de algum tipo de diversão e entretenimento em um período tão duro”, afirmou. Pela decisão do governo, todo o Estado entra a partir de sábado na fase mais restritiva de combate ao contágio. Esse período será mantido até 19 de março.
Apesar disso, a final da Copa do Brasil neste domingo entre Palmeiras e Grêmio, no estádio Allianz Parque, em São Paulo, não sofrerá alteração. A partida está marcada para as 18 horas. No confronto de ida, as duas equipes se enfrentaram em Porto Alegre enquanto a capital gaúcha também estava em fase bastante restritiva no combate à pandemia, a chamada bandeira preta. O jogo foi alterado das 16 horas para as 21 horas para evitar possíveis aglomerações de torcedores em bares.
A extensão da fase mais restritiva até 19 de março no Estado de São Paulo vai contemplar também a participação do Santos na fase preliminar da Copa Libertadores diante do Deportivo Lara, da Venezuela, na próxima semana, em jogo na Vila Belmiro, em Santos A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) também tem adotado um protocolo rígido de segurança nos testes PCR dias antes das partidas e ao estabelecer um limite de pessoas que podem trabalhar no estádio durante a partida.