Ministério Público recomenda e partida entre Goiás e Corinthians terá torcida única
Duelo entre as equipes está marcada para a 32ª rodada, no dia 15 deste mês, na Serrinha
A partida entre Goiás e Corinthians, pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, vai contar com apenas a torcida da equipe esmeraldina. Com o duelo marcado para o dia 15 deste mês, no estádio Hailé Pinheiro, às 19h (horário de Brasília), o Ministério Público recomendou que seja um confronto sem a presença dos torcedores da equipe paulista, devido ao confronto violento entre eles no primeiro turno, em São Paulo.
A solicitação atende a uma recomendação expedida pelo Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT) do Ministério Público de Goiás (MPGO) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou. O objetivo da medida, segundo observado pelo MP, é evitar atos de violência entre as torcidas organizadas dos dois times, que possuem histórico de grande rivalidade. A ausência de acesso exclusivo e seguro para os visitantes também foi um motivo.
No dia 19 de junho, em São Paulo, cerca de 200 torcedores das organizadas de Goiás e Corinthians entraram em conflito na Marginal Tietê, na zona oeste da capital paulista. Naquela oportunidade houve a utilização de fogos de artifícios, barras de ferro e de madeira, deixando um saldo de várias pessoas feridas e outras 17 detidas.
Na decisão, o MP cita o Estatuto de Defesa do Torcedor, que diz deixar “claro que a prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações e entidades esportivas, e que é direito do torcedor a implementação de planos de ação referentes à segurança, transporte e contingências, o GFUT decidiu expedir a recomendação”.