sede

Montevidéu larga como candidata única pela final da Libertadores 2025

Conmebol acha a ideia interessante, mas pontua nos bastidores que ainda dá tempo para que outras cidades/países entrem na concorrência.

Foto: Reprodução/Conmebol

IGOR SIQUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Se a definição da final da Libertadores 2025 fosse nesta sexta-feira (29), o destino seria Montevidéu, no Uruguai. A capital uruguaia é a única cidade que até agora manifestou interesse junto à Conmebol para receber a partida, segundo o UOL apurou. A Conmebol acha a ideia interessante, mas pontua nos bastidores que ainda dá tempo para que outras cidades/países entrem na concorrência.

O martelo sobre a sede da final única da Libertadores deve ser batido pela entidade só no ano que vem.
A final da Libertadores está confirmada para 29 de novembro, novamente um sábado. Montevidéu já recebeu a final da Libertadores no formato jogo único: foi em 2021, quando o Palmeiras venceu o Flamengo por 2 a 1, gol de Deyverson na prorrogação.

ATENÇÃO À LOGÍSTICA

Nas últimas duas edições, a final da Libertadores passou por Brasil (Rio de Janeiro) e Argentina (Buenos Aires). Então, existe uma tendência de que o roteiro se volte para outros países do continente.

O exemplo de 2022, em Guayaquil, no Equador, deixou a Conmebol mais atenta em relação a escolher cidades que possam representar dificuldades logísticas. Montevidéu não é considerada uma das problemáticas.

O estádio Centenário surge como palco mais provável, embora a Conmebol tenha tomado cuidado de esperar como a Libertadores se desenha para cravar o palco da partida.
Tudo para deixar na manga, de sobreaviso, um estádio com capacidade menor, caso times de menor torcida avancem à decisão. Já aconteceu isso com o próprio Uruguai, mas na Sul-Americana 2023, quando a final saiu de Montevidéu e foi para Maldonado, próximo a Punta del Este.