Luto

Morre aos 79 anos, Edson Rodrigues: “O melhor locutor esportivo do Brasil”

Lutando contra um câncer no pâncreas, Edson Rodrigues sofreu com uma complicação gástrica e não resistiu

O dia 26 de janeiro de 2023 ficará marcado em Goiás e no Brasil como o dia em que o país perdeu uma das grandes vozes da narração esportiva. Faleceu logo no início da manhã desta quinta-feira (26), Edson Rodrigues, o maior locutor esportivo de Goiás. A luta contra um câncer no pâncreas já se arrastava há semanas, e aos 79 anos Edson Rodrigues não resistiu a uma complicação gástrica e faleceu em casa. A família descobriu a doença há cerca de um mês.

A voz e estilo de locução marcantes, levaram Edson Rodrigues a ser chamado de “Melhor Locutor Esportivo do Brasil”, slogan criado por Jorge Kajuru. Edson Rodrigues foi um profissional renomado, passou por diversos veículos de comunicação, narrou mais de 4 mil jogos, levando a emoção torcedores de todos os times que tiveram seus gols gritados por este narrador inesquecível. Nos últimos anos esteve na Rádio Bandeirantes Goiânia, que o manteve em sua equipe, mesmo estando afastado nas últimas semanas.

Edson Rodrigues começou a carreira em 1960, em Araguari-MG, sua cidade natal. Depois trabalhou nas Rádios PRJ3 e Itatiaia, Cacique, Planalto, Guarani e Cultura em Minas Gerais. Também esteve na rádio Alvorada em Brasília. Já em Goiânia trabalhou na rádio Anhanguera, Brasil Central, Difusora, Rádio Clube, Rádio K do Brasil, Rádio Jornal 820 – que hoje é a Rádio Bandeirantes.

Pela Rádio Itatiaia cobriu a Copa do Mundo de 1970 disputada no México. Na Rádio Brasil Central esteve na cobertura da Copa do Mundo da Itália de 1990 e pela Rádio K do Brasil narrou a Copa do Mundo de 1998 na França.

“Tenho que agradecer a Deus por ter me dado o dom de ter iniciado minha carreira aos 17 anos. Confesso a todos que me sinto muito bem porque me cuido muito. Quero que Deus me permita por muito tempo ainda esse contato com meu público fiel, com meu ouvinte que me acompanha a tanto tempo, que é o mais importante”. Essas foram palavras de Edson Rodrigues na Rádio Sagres quando completou seis décadas como narrador esportivo.

Colegas do meio esportivo estão muito abalados com a partida do Narrador. Evandro Gomes, um dos grandes nomes da crônica e compadre de Edson Rodrigues prestou a seguinte homenagem. Nomes importantes do jornalismo goiano como Charlie Pereira, André Isac, Alex Rodrigues, entre outros, se pronunciaram e lamentaram através das redes sociais

“Perdemos o maior de toda história do Rádio Goiano. Sensação de dor de perder um amigo, um compadre, sou padrinho do filho dele, de perder um cara que eu dividi bancada de rádio por mais de 40 anos juntos. Coração partido, pela perda do irmão, do grande profissional que ele foi”, disse Evandro Gomes.

Segundo informações da família a previsão é que o velório comece a partir de 12h. Já o sepultamento, deve acontecer às 17h, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia. Edson Rodrigues deixa a esposa Leila e seis filhos, além de sete netos.