NBA muda formato do All-Star Game, que terá quatro times e semifinais
Novo formato terá quatro equipes na disputa, que vão se enfrentar em jogos de semifinal e final
Por O GLOBO – Cercado de críticas e alvo de menos interesse nos últimos anos, o All-Star Game ganhou uma chacoalhada da NBA. Nesta terça-feira, a liga anunciou uma mudança total no formato do evento, que reúne as estrelas da liga em dois times para um jogo festivo: agora, serão quatro equipes na disputa, que jogarão semifinais e um final.
Casa do Golden State Warriors, o Chase Center, em São Francisco (Califórnia), será o palco da próxima edição do evento, marcado para o final de semana do dia 16 de fevereiro de 2025. O novo formato já estará em vigor.
O domingo, reservado para o jogo principal, comportará o minitorneio. Serão selecionados 24 jogadores, posteriormente divididos em três equipes. A quarta equipe será a vencedora do Rising Stars Challenge, outra partida que acontece no final de semana do All-Star, na sexta-feira, que envolve os melhores jogadores vivendo o primeiro ou segundo ano de NBA e destaques da G League (liga de desenvolvimento).
No novo formato, as partidas serão decididas por pontuação. O primeiro time a chegar aos 40 pontos vence a disputa.
Novidade no Draft
Outra novidade é no draft, a seleção das equipes. No lugar do formato de capitães, as equipes serão selecionadas em dinâmica com a TNT Sports, emissora que transmite a NBA nos Estados Unidos. Ex-jogadores e comentaristas, Charles Barkley, Shaquille O’Neal e Kenny Smith serão os “presidentes” das equipes, darão os nomes a elas e selecionarão os integrantes de seus times (dentre os 24 selecionados) no dia 6 de fevereiro. Ex-jogadora da WNBA e comentarista, Candace Parker comandará o quarto time, dos Rising Stars.
A seleção dos 24 all-stars segue a mesma: os cinco titulares de cada conferência serão escolhidos em votação entre torcedores (peso de 50%), jogadores da NBA (25%) e um painel de jornalistas (25%). Os reservas serão definidos pelos atuais treinadores da liga. A votação começa nesta quinta-feira e vai até o dia 20 de janeiro de 2025.
Já os técnicos das equipes do jogo de domingo serão os dos times que estiverem na liderança de suas conferências no dia 2 de fevereiro. Os auxiliares dessas equipes comandarão os outros dos times.
O torneio também valerá premiação em dinheiro para os atletas. Cada jogador do time vencedor receberá 125 mil dólares (762 mil reais); no vice-campeão, o prêmio é de 50 mil dólares (305 mil reais). Os times que forem eliminados na semifinal recebem 25 mil dólares (152 mil reais) por atleta.