No primeiro jogo das Olimpíadas, Japão atropela Austrália no softbol
Equipe da casa ganhou por 8 a 1, em partida que foi encerrada na quinta entrada (das sete previstas), graças a "regra de misericórdia"
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos será na sexta-feira (23), mas as partidas já foram iniciadas em Tóquio. No primeiro evento das Olimpíadas, o Japão brilhou e superou, sem maiores dificuldades, a Austrália, no softbol feminino.
As japonesas ganharam por 8 a 1, em partida que foi encerrada na quinta entrada (das sete previstas). O confronto terminou de forma antecipada por conta da “regra de misericórdia”, que finaliza um duelo caso a vantagem seja de sete ou mais pontos após o quinto inning.
Ao todo, são seis países participando do softbol feminino em Tóquio. Além das japonesas e australianas, Estados Unidos, Itália, México e Canadá também vão disputar medalhas no torneio.
Entendendo a modalidade
O softbol tem semelhanças com o baseball, inclusive nos objetivos: rebater a bola com um taco e correr ao redor do campo, tocando as quatro bases. Cada atleta que chegar até a última soma um ponto para sua equipe.
Nas diferenças estão o número de entradas (chamados innings): são sete no softbol, enquanto o baseball tem nove; o tipo de lançamento (lançamento de baixo para cima) e o tamanho da bola, maior que a do baseball, e do campo de jogo (que é menor que da modalidade ‘irmã’).