Série D

No STJD, Villa Nova-MG perde 14 pontos na Série D

Pena é imposta, nesta quarta-feira, em primeira instância pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva pela escalação do atacante Tiago Azulão

Os clubes mineiros estão com falta de bons gestores em seus departamentos de futebol. Pelo menos se depender da pena imposta ao Villa Nova, de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, que perdeu 14 pontos na Série D do Campeonato Brasileiro por escalação irregular de jogador. A pena foi imposta, nesta quarta-feira, em primeira instância pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação do atacante Tiago Azulão.

O clube alega que o erro foi do departamento de registro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na última segunda, o América-MG perdeu 21 pontos e caiu para a lanterna da Série B.

O time alvirrubro foi enquadrado nos artigos 49 e 214 do Regulamento Geral de Competição. O primeiro prevê que os clubes não podem escalar, no mesmo ano, um jogador que já atuou em competições organizadas pela CBF por outras duas equipes. O outro aborda a inclusão de atletas irregulares na súmula da partida.

Tiago Lima, conhecido como Tiago Azulão, já atuou pelo Tombense, no Campeonato Mineiro, pelo CRB, no Campeonato Brasileiro da Série C, e ainda pelo Vila Nova, já na Série D. A defesa preparada pelo clube mineiro joga a culpa na CBF. Segundo os dirigentes, foi a entidade quem regularizou o atleta e vai recorrer até a última instância.

Já eliminado e último colocado no Grupo A5, o Villa Nova soma apenas cinco pontos e cumpre tabela contra o líder Brasiliense-DF, em Taguatinga (DF), neste domingo, às 16 horas. Sem os 14 pontos, o clube pode terminar a competição nacional com saldo negativo, devendo nove pontos.