Semifinal

Nos pênaltis, Atlético-GO perde para São Paulo e está eliminado da Copa Sul-Americana

Baralhas e Léo Pereira desperdiçam as cobranças para o rubro-negro, que se despede da competição

Após sofrer dois gols no tempo normal, Atlético Goianiense foi superado pelo São Paulo e está eliminado. Foto: Staff - Conmebol

O Atlético Goianiense bateu na trave e está eliminado da Copa Sul-Americana. Após vencer o primeiro jogo por 3 a 1, o rubro-negro foi derrotado por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (8) pelo São Paulo, com dois gols de Patrick. A decisão foi para os pênaltis e o Tricolor levou a melhor por 4 a 2. A final da Copa Sul-Americana será no dia 1º de outubro, e os paulistas vão encarar o Independiente del Valle-EQU, em jogo único, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Com o fantasma da partida contra o Corinthians ainda na memória, o Atlético Goianiense entrou em campo para mostrar que havia aprendido com aqueles erros. Mas os primeiros lances da partida mostraram o contrário, quando o São Paulo abriu o placar com apenas três minutos de jogo. Após cruzamento de Igor Vinicius do lado direito, Dudu corta mal, Luciano finaliza e então Renan espalma para o meio, o lateral estava longe e Patrick, completamente sozinho, apenas empurra para o fundo da rede.

O São Paulo continuou pressionando e contando com o apoio dos torcedores presentes no Morumbi. O Tricolor chegou a marcar o segundo gol, quando Calleri balançou as redes, mas o árbitro anulou o lance, pois pegou uma falta do atacante em cima do zagueiro Klaus, que foi empurrado. O Atlético Goianiense demorou mais de 30 minutos para começar a frequentar o campo de ataque do adversário, mas terminou o primeiro tempo sem dar uma finalização sequer em direção à meta defendida por Felipe Alves.

Na volta para o segundo tempo, o Atlético Goianiense não mudou nenhuma peça e continuou sendo pressionado. Precisando de ao menos mais um gol, o São Paulo se lançou ao ataque e logo nos primeiros minutos levou perigo em duas jogadas consecutivas, com Reinaldo e Alisson, mas não passaram pelo goleiro Renan. O esforço surtiu efeito, quando Alisson fez o cruzamento pelo lado direito e Patrick se antecipou à marcação de Dudu e mandou para o fundo da rede, acabando com a vantagem do time goiano.

Nas penalidades, Reinaldo começou cobrando e marcou primeiro para o São Paulo. Na sequência, Wellington Rato deixou tudo igual e também converteu. Calleri colocou o Tricolor na frente, e logo depois Gabriel Baralhas mandou longe do igual e perdeu a primeira da noite. Luciano parou na defesa de Renan, no canto esquerdo. Shaylon empatou novamente. Igor Vinicius marcou, mas Léo Pereira perdeu e mandou para fora. Galoppo marcou e classificou os donos da casa.

FICHA TÉCNICA
São Paulo 2×0 Atlético Goianiense (4×2 pênaltis)
Ida (1×3)

Data: 8 de setembro, 2022
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP

Árbitro: Dário Herrera (ARG)
Assistentes: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
VAR: Leodan Gonzalez (URU)

Gol: Patrick, duas vezes (SPFC)

São Paulo: Felipe Alves; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Gabriel Neves (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Talles Costa), Alisson (Galoppo) e Patrick (Juan); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

Atlético Goianiense: Renan; Dudu (Hayner), Wanderson, Klaus e Jefferson; Edson Fernando (Shaylon), Baralhas, Marlon Freitas e Jorginho (Léo Pereira); Wellington Rato e Diego Churin (Ricardinho). Técnico: Eduardo Baptista