Quartas de final

Nos pênaltis, Brasil desperdiça duas cobranças e Croácia avança na Copa do Mundo

Seleção brasileira sai na frente na prorrogação, sofre empate e perde nas penalidades

Gol de Petkovic, nos minutos finais da prorrogação levou a decisão para os pênaltis e os croatas levaram a melhor. Foto: Divulgação - Fifa

Acabou o sonho do hexa para a seleção brasileira. O Brasil enfrentou a Croácia no início da tarde desta sexta-feira (9), no estádio da Cidade da Educação, e o duelo só foi resolvido nas penalidades. Após um empate sem gols no tempo normal, Neymar abriu o marcador na prorrogação, mas Petkovic deixou tudo igual. Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam as cobranças e os europeus converteram todas para vencer por 4 a 2.

Como foi o jogo?

Pela primeira vez nesta Copa do Mundo, o treinador Tite repetiu a escalação titular. O lateral Alex Sandro começou como opção no banco de reservas. Dentro de campo, os minutos iniciais não apresentaram surpresas e reservou a seleção brasileira pressionando, enquanto os croatas apostaram na rápida transição e teve as suas duas melhores oportunidades com Perisic, mas em nenhum lance exigiu defesa de Alisson.

Pelo lado do Brasil, com mais posse de bola, os principais lances aconteceram pelo lado esquerdo de ataque. Enquanto Neymar e Vinicius Junior se aproximaram , os canarinhos criaram e chegaram a finalizar, mas nenhum lance realmente perigoso contra o goleiro Livakovic. Com o passar dos minutos, os croatas começaram a se soltar e pisar com mais frequência no campo de defesa dos brasileiros.

Na segunda etapa, o cenário permaneceu o mesmo dos minutos finais do primeiro tempo. Enquanto a posse de bola começou a se equivaler entre as seleções, as chances de gols permaneceram sendo o maior trunfo dos brasileiros. Se Alisson pouco trabalhou, Livakovic fez grandes defesas em finalizações de Lucas Paquetá, Neymar e um desvio contra da própria zaga. A pressão brasileira aumentou com o passar do tempo e o arqueiro croata seguiu trabalhando e evitando novas chances. O placar não foi alterado e o duelo foi para a prorrogação.

O primeiro tempo da prorrogação reservou diversas emoções para os torcedores que estavam dentro e fora do estádio. Enquanto o Brasil pressionava, a Croácia teve a sua melhor chance em um contra-ataque, mas o ataque foi desperdiçado. Do outro lado, pentacampeão mundial, a bola caiu nos pés de um craque que gosta de decidir. Neymar recebeu, tabelou com Rodrygo e na sequência com Paquetá, quando saiu cara a cara com Livakovic, demonstrou a frieza de quem é acima da média, driblou o goleiro e abriu o placar.

Nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, a Croácia deixou tudo igual. Em um contra-ataque pelo lado esquerdo, Orsic cruzou para Petkovic, que sozinho na grande área, finalizou de primeira, a bola ainda desviou no joelho de Marquinhos e só parou no fundo da rede. Nas penalidades, Vlasic converteu, Rodrygo perdeu, Majer marcou, Casemiro fez e descontou, Modric também fez, Pedro marcou, Orsic converteu, Marquinhos mandou na trave e o Brasil está eliminado.