Palestino lança camisa inspirada em uma melancia
O modelo é uma referência histórica à "Guerra dos Seis Dias", que aconteceu no Oriente Médio, em 1967

O Palestino, equipe que disputa a primeira divisão do Campeonato Chileno e a Copa Sul-Americana, foi assunto nas redes sociais nesta sexta-feira (21/2). Isso porque a equipe chilena inovou ao lançar sua nova terceira camisa. No modelo que será utilizado ao longo da temporada, o time tricolor usou uma melancia como fonte de inspiração para o manto. O modelo é uma referência histórica à “Guerra dos Seis Dias”.
No confronto entre árabes e israelenses, que aconteceu em 1967, no Oriente Médio, Israel tomou o controle da Faixa de Gaza e proibiu a exibição de qualquer símbolo que se referisse à identidade palestina, incluindo a própria bandeira do país. Quem desrespeitasse a medida, poderia até ser preso.
Como uma forma de resistência, os palestinos passaram a utilizar a imagem de uma melancia cortada, já que a fruta possui mesmas cores da bandeira deles. Desde então, a melancia se tornou um símbolo para o povo palestino é utilizada até hoje pela população do país.
E, embora o Palestino seja um clube fundado e situado no Chile, ele representa uma homenagem de um grupo de imigrantes à cultura do povo palestino, já que, no país sul-americano, existe a maior colônia palestina do mundo, com cerca de 350 mil palestinos.