Papa envia carta a Zanardi e diz que atleta deu lição de humanidade
Texto manuscrito do Pontífice foi publicado no jornal Gazzetta dello Sport
O papa Francisco escreveu uma carta ao ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico Alex Zanardi, que está em tratamento intensivo após sofrer lesões graves na cabeça em um acidente numa prova de bicicleta de mão na sexta-feira (19), dizendo que sua vida é uma “lição de humanidade”.
No texto manuscrito publicado pelo jornal Gazzetta dello Sport, o papa Francisco disse que o homem de 53 anos, que passou a andar de handbike depois de perder as duas pernas em um acidente da Champ Car na Alemanha em 2001, é um exemplo de como viver a vida ao máximo.
Zanardi é uma figura inspiradora no mundo do automobilismo e dos esportes paralímpicos, um competidor imensamente popular e positivo que se recuperou com sorriso de lesões que mudaram sua vida.
Ele ganhou um total de quatro medalhas de ouro paralímpicas, duas em Londres 2012 e duas na Rio 2016.
“Caro Alessandro, sua história é um exemplo de como recomeçar após uma parada inesperada”, diz a carta do papa. “Através do esporte, você nos ensinou a viver a vida ao máximo, tornando a deficiência uma lição de humanidade”.
“Obrigado por dar força àqueles que a perderam. Neste momento doloroso, estou perto de você, rezo por você e sua família”.
Zanardi está sendo tratado no hospital Santa Maria alle Scotte, em Siena. O boletim mais recente do hospital na terça-feira (23) informava que sua condição continuava grave, mas estável.