TORCIDA

Parentes com 6 dedos nas mãos torcem juntos para o Brasil buscar o hexa

Na família Silva, cerca de 15 integrantes da família possuem a polidactilia

Família Silva conhecida como família do hexa
Família Silva conhecida como família do hexa. Foto: Divulgação - Instagram

A família Silva, residente em Águas Claras, no Distrito Federal é conhecida como a “Família do Hexa”. Isso porque, cerca de 15 membros do grupo familiar nasceram com seis dedos em cada mão e pé. Com o Brasil na disputa da Copa do Mundo no Catar, a família está na torcida pelo hexa do time canarinho, que segundo eles significa um título para cada dedo.

A variação genética em que as pessoas possuem 6 dedos é conhecida como polidactilia. De acordo com a servidora pública Silvia Santos da Silva, de 60 anos, a primeira pessoa na família a ter seis dedos foi sua avó paterna. De acordo com ela, a condição ganhou significado após 2002, quando o Brasil ganhou o penta.

“Desde então, a gente se reúne aqui na minha casa para assistirmos os jogos, na torcida para que o Brasil conquiste mais um título. Em 2022 não seria diferente. Decidimos acrescentar mais uma tradição de preparar comidas típicas dos países adversários que a seleção brasileira enfrenta na Copa”, disse Silvia ao jornal Metrópoles.

O fato curioso da família Silva levou alguns membros até a Alemanha, em 2016, onde a revista científica Nature Communications fez um estudo sobre a anomalia nos dedos. O estudo concluiu que a mão com polidactilia é controlada por um número maior de músculos e nervos do que em mãos com cinco dedos.