Números

Paysandu tem leve vantagem em histórico equilibrado contra o Vila

Vila Nova reencontra o Paysandu no Serra Dourada em busca de redenção após goleada histórica na Copa Verde

Resumindo o confronto entre Vila Nova e Paysandu, o Papão leva ligeira vantagem
Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Vila Nova e Paysandu se enfrentam neste sábado (12/4), às 18h, no estádio Serra Dourada, em duelo válido pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o reencontro entre duas equipes com histórico equilibrado dentro de campo, mas que carregam memórias recentes bem distintas — especialmente pela decisão da Copa Verde de 2023, vencida pelo Papão com um implacável placar agregado de 10 a 0.

No retrospecto geral entre os clubes, incluindo partidas oficiais e amistosos, são 24 confrontos: nove empates, sete vitórias do Colorado e oito do Bicolor. O time paraense também leva vantagem no número de gols marcados — são 34 contra 29 do Vila.

Na Série B do ano passado, os dois encontros foram favoráveis ao Paysandu. No primeiro turno, empate por 2 a 2. Já no segundo turno, vitória bicolor por 2 a 1. O Vila Nova não sabe o que é vencer o Paysandu desde 2020, quando superou o rival por 2 a 0 pela Série C. Desde então, foram quatro empates e três derrotas para o time de Belém.

Mais do que os três pontos em jogo, o confronto deste sábado tem um sabor especial para o time goiano. Após conquistar o título do Campeonato Goiano com emoção e quebrar um jejum de 20 anos sem levantar a taça, o Vila volta ao Serra Dourada com a missão de reescrever a história — justamente contra o algoz do maior revés da sua trajetória recente.

O presidente Hugo Jorge Bravo convocou a torcida colorada para lotar o estádio e transformar a partida em um marco de virada para o clube.

“Para vocês verem como as coisas são engraçadas, o nosso primeiro jogo em casa na Série B é contra o Paysandu. Esse jogo vai ser no Serra Dourada. No lugar da nossa vergonha, haverá dupla honra”, afirmou Hugo Jorge Bravo.

Com foco em mobilização e solidariedade, a diretoria promoveu uma ação especial para garantir casa cheia. Os ingressos foram trocados por 1kg de alimento não perecível, e a expectativa é de recorde de arrecadação e público.

“E eu quero que venha esse tanto de gente aqui, porque vamos cobrar 1kg de alimento não perecível. Será um jogo solidário. Vamos fazer uma festa para o torcedor vilanovense. A festa será aqui [estádio Serra Dourada], Vila e Paysandu, quero ver 38.412 torcedores. Vai ser a maior arrecadação de um clube de futebol no Brasil. Vamos fazer uma festa digna para o torcedor vilanovense”, completou

O Vila Nova busca a sua primeira vitória na competição já que estreou com derrota contra o Coritiba por 1 a 0, o Paysandu também estreou com derrota para o Athletico Paranaense por 2 a 1