Automobilismo

Perto de completar 50 anos, Autódromo de Goiânia recebe a Copa Truck neste fim de semana

Localizada em um terreno privilegiado, a pista sobreviveu ao tempo e hoje é considerada a principal praça do automobilismo brasileiro depois de Interlagos

Com diversas competições ao longo da temporada, Autódromo de Goiânia recebe elogios dos pilotos. Foto: Duda Bairros

A temporada de 2024 marca os 50 anos de inauguração do Autódromo Internacional de Goiânia, palco da etapa deste fim de semana da Copa Truck e também da Super Final em dezembro. O cronograma do fim de semana na capital goiana também conta com provas da Copa Hyundai HB20 e NASCAR Brasil.

Localizada em um terreno privilegiado, a pista sobreviveu ao tempo e hoje é considerada a principal praça do automobilismo brasileiro depois de Interlagos. A inauguração aconteceu com uma corrida de motociclismo – modalidade que brilhou por lá nos primeiros 20 anos de história, recebendo nos anos 80 provas da MotoGP, que ainda se chamava 500cc. E, desde essa primeira prova, virou a pista favorita de todos os campeonatos.

Após passar por um período de abandono nos anos 2000, o Autódromo retornou com força total em 2014 e, desde a criação da Copa Truck, se tornou a casa dos brutos. Já foram 20 corridas disputadas e este número aumentará para 24 em dezembro, quando será realizada a decisão da temporada.

Na parte das estatísticas, os grandes destaques vão por conta das montadoras, com equilíbrio entre as mais vitoriosas (Mercedes e Volkswagen com oito cada) e o domínio total da Iveco nas sessões de classificação (seis de dez poles disputadas). Entre os pilotos, dois merecem atenção: Beto Monteiro, o maior vencedor com cinco conquistas, e Felipe Giaffone, que adora fazer uma pole – metade de todas as que foram disputadas é dele.

“Gosto muito da pista de Goiânia, ela é bem rápida e técnica. Os resultados recentes são bons, então estou empolgado e vamos trabalhar bastante para conseguir lutar de novo pela vitória”, comenta Giaffone, último vencedor na Pro ao lado de Roberval Andrade em etapa realizada no mês de agosto passado.

Sexta-feira, 12 de abril
Portões fechados ao público
08h00 – NASCAR Brasil – Shakedown 1
10h20 – Copa Hyundai HB20 – TL1
10h55 – Copa Truck – TL1 Elite
11h40 – Copa Truck – TL1 Pro
12h25 – NASCAR Brasil – Shakedown 2
13h40 – Copa Hyundai HB20 – TL2
14h15 – Copa Truck – TL2 Elite
15h00 – Copa Truck – TL2 Pro
15h45 – NASCAR Brasil – Treino Extra
16h40 – Copa Hyundai HB20 – TL3 (somente duplas)

Sábado, 13 de abril
Abertura dos portões: 08h00
08h45 – NASCAR Brasil – TL1
09h40 – Copa Hyundai HB20 – TL4
10h15 – Copa Truck – TL3 Elite
10h55 – Copa Truck – TL3 Pro
11h40 – Copa Hyundai HB20 – Classificação
12h35 – NASCAR Brasil – TL2
13h30 – Copa Truck – Classificação Elite
13h52 – Copa Truck – Top Qualifying Elite
14h12 – Copa Truck – Classificação Pro
14h34 – Copa Truck – Top Qualifying Pro
15h13 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 1
16h00 – NASCAR Brasil – Classificatorio 1
16h18 – NASCAR Brasil – Classificatorio 2
16h33 – NASCAR Brasil – Super Pole
16h50 – Horário Promocional

Domingo, 14 de abril
Abertura dos portões: 08h00
08h30 – NASCAR Brasil – Warm Up
08h50 – Copa Truck – Warm Up
09h13 – NASCAR Brasil – Corrida 1
10h18 – Copa Hyundai HB20 – Corrida 2
11h00 – Visitação aos Boxes
11h10 – Desfile de Caminhões
11h50 – Desfile de Pilotos
12h30 – Copa Truck – Corrida 1
13h03 – Copa Truck – Corrida 2
13h45 – NASCAR Brasil – Grid Walk
14h23 – NASCAR Brasil – Corrida 2
15h30 – Horário Promocional

INGRESSOS À VENDA: as entradas para o encontro de abril seguem à venda. São seis modalidades, com os valores partindo de 23 reais:

  • Paddock fim de semana completo;
  • Paddock só domingo;
  • Passe de Visitação fim de semana completo;
  • Arena sem visitação fim de semana completo;
  • Paddock Clube Truck fim de semana completo;
  • Paddock Clube Truck só domingo.

A venda acontece exclusivamente online até o dia 12 no site da Disk Ingressos