AUTOMOBILISMO

Perto de estrear no Brasil, sete ex-pilotos da Fórmula 4 estarão na Fórmula 1 em 2022

Mesmo recente, categoria que estreará no Brasil já é a maior formadora de talentos do mundo

Foto: Divulgação/F4

Recentemente foi anunciada a entrada da Fórmula 4 no Brasil a partir do ano de 2022. É a mais jovem categoria da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o desenvolvimento de jovens pilotos. Apesar de ser uma novidade no nosso país, em outros locais os resultados já estão aparecendo e serão ainda maiores na próxima temporada da Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial.

Entre as 20 vagas do grid da Fórmula 1 de 2022, sete (35%) terão saído das fileiras da Fórmula 4. Implantado pela Vicar, a mesma promotora da Stock Car e da Stock Light, o Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA terá como foco o desenvolvimento de jovens talentos com potencial de representar o país internacionalmente. A “escada” que leva ao Mundial de Fórmula 1 é formada pela Fórmula 2 (homologada pela FIA em 1948) e Fórmula 3 (adotada pela entidade máxima do esporte em 1950, mesmo ano do nascimento oficial da F-1).

“Embora várias categorias ao longo dos anos tenham feito o papel de primeiro estágio após o kart, que é a função natural da F-4, nenhuma foi implantada de uma forma tão orgânica e estruturada. A implementação coordenada pela FIA nos principais centros do automobilismo mundial tem sido importante. Daí o sucesso e o fato de surgirem pilotos de grande qualidade tão rapidamente”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

Em 2021, os representantes da categoria de acesso na F-1 são Lando Norris (McLaren), George Russell (atualmente na Williams e confirmado pela Mercedes em 2022), Lance Stroll (Aston Martin), Pierre Gasly (AlphaTauri), Mick Schumacher (Haas) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri). Em 2022, o chinês Guanyu Zhou, vice-campeão de Fórmula 4 italiana em 2015, deve fazer sua estreia no mundial pela equipe Alfa Romeo.