Perto do título, Verstappen sobra e larga na pole no GP do Qatar
George Russell e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, fecharam o top 3, nesta ordem. Os pilotos haviam ficado com o terceiro e quinto lugar, mas ganharam posições com voltas canceladas de Piastri e Norris, da McLaren
Com o título encaminhado, Max Verstappen se sobressaiu no treino classificatório realizado nesta sexta-feira (6) e vai largar na pole position no GP do Qatar de Fórmula 1.
O holandês garantiu o primeiro lugar no grid com um tempo de 1min23s778.
George Russell e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, fecharam o top 3, nesta ordem. Os pilotos haviam ficado com o terceiro e quinto lugar, mas ganharam posições com voltas canceladas de Piastri e Norris, da McLaren.
O treino classificatório para a corrida de domingo (8) foi disputado nesta sexta porque o GP do Qatar é um dos circuitos onde a Fórmula 1 instituiu a corrida sprint, que será disputada neste sábado (7).
Max Verstappen pode chegar à corrida de domingo já campeão. Isso porque, caso fique, no mínimo, no 6° lugar na corrida sprint deste sábado, ele não poderá mais ser alcançado na tabela de classificação.
COMO FOI O TREINO CLASSIFICATÓRIO
O Q1 foi tranquilo para as principais equipes. Verstappen, assim como fez no treino livre, fechou a sessão como o mais rápido, com um tempo de 1min25s007 feito já nos minutos finais. Norris e Alonso fecharam o top-3. Em compensação, a zona de eliminação contou com cinco pilotos de times diferentes.
O Q2 teve Lewis Hamilton como o piloto mais rápido, com uma volta de 1min24s381. Verstappen e Norris fecharam os três primeiros. Na zona de eliminação, Carlos Sainz, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Red Bull, foram as decepções e ficaram fora da última sessão. O mexicano teve sua última volta, que o tiraria da zona de eliminação deletada.
O Q3 foi de amplo domínio de Max Verstappen. O holandês se colocou à frente já nos primeiros minutos e viu os adversários terem problemas para conseguirem alcançar o seu tempo e sequer foi para a pista nos momentos finais. Norris conseguiu um bom tempo e ocupar o segundo lugar, mas a volta foi deletada por limites de pista excedidos pelo inglês.
COMO FICOU O GRID DE LARGADA
1° – Max Verstappen (Red Bull)
2° – George Russell (Mercedes)
3° – Lewis Hamilton (Mercedes)
4° – Fernando Alonso (Aston Martin)
5° – Charles Leclerc (Ferrari)
6° – Oscar Piastri (McLaren)
7° – Pierre Gasly (Alpine)
8° – Esteban Ocon (Alpine)
9° – Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
10° – Lando Norris (McLaren)
11° – Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
12° – Carlos Sainz (Ferrari)
13° – Sergio Pérez (Red Bull)
14° – Alexander Albon (Williams)
15° – Nico Hulkenberg (Haas)
16° – Logan Sargeant (Williams)
17° – Lance Stroll (Aston Martin)
18° – Liam Lawson (AlphaTauri)
19° – Kevin Magnussen (Haas)
20° – Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
COMO FOI O TL
Max Verstappen, da Red Bull, foi o piloto mais rápido do único treino livre, com um tempo de 1min27s428. Carlos Sainz e Charles Leclerc, ambos da Ferrari, fecharam o top 3.
Os primeiros minutos do treino livre foram movimentados e de desafios. Com o circuito recapeado e cheio de areia por causa do vento, diversos pilotos escaparam nas curvas e tiveram suas voltas atrapalhadas.
A melhora gradual da pista durante a sessão fez com que os tempos, que começaram em 1min37s fossem caindo e diversos pilotos alternassem a liderança. Russell, Hamilton, Verstappen, Pérez, Leclerc, Sainz e Alonso chegaram a ficar na ponta durante os primeiros 30 minutos.
Alonso se fixou como o piloto mais rápido durante a parte intermediária da sessão, mas viu Piastri tomar a ponta faltando 20 minutos para o fim do treino livre. O australiano voou baixo com o pneu duro e fez um tempo de 1min28s380.
Os pilotos deixaram os conjuntos de pneus macios para o final do treino e voltaram a agitar a classificação. Discreto durante grande parte do TL, Verstappen tomou a liderança faltando três minutos e não saiu mais da ponta.
PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA
Neste sábado (7): Classificação da corrida sprint, às 10h (de Brasília), e corrida sprint, às 14h30
Domingo (8): Corrida, às 14h