mundial de 2030

Presidente da Conmebol anuncia os três estádios sul-americanos que sediarão a Copa do Mundo de 2030

Argentina, Uruguai e Paraguai receberão jogos do mundial

Foto: Reprodução/Redes Sociais

POR O GLOBO – O presidente da Conmebol Alejandro Domínguez revelou, nesta quarta-feira, os estádios de Argentina, Paraguai e Uruguai escolhidos para receber as partidas da Copa do Mundo de 2030. São eles: Monumental de Núnez, Centenário e um que ainda será construído. A confirmação veio pouco depois da Fifa anunciar que os três sul-americanos fazem parte do quadro de seis países que irão sediar o principal torneio de seleções.

“Sonhamos, acreditamos e hoje é uma realidade! Os três estádios que vão receber a Copa do Mundo 2030 no Uruguai, Argentina e Paraguai. Estamos prontos!”, publicou Alejandro Domínguez em suas redes sociais.

Apesar de ainda não ter sido confirmado por Alejandro, o estádio paraguaio que vai sediar o torneio deve ser o novo do Olímpia, que está em fase de construção. Ele levará o nome de Osvaldo Domínguez Dibb, pai do presidente do atual Conmebol e que morreu no começo do ano. O clube paraguaio fez o anúncio através das redes sociais.

Além dos sul-americanos, Espanha, Portugal e Marrocos também serão as sedes oficiais da Copa de 2030. Uruguai, Argentina e Paraguai vão receber apenas uma partida cada como forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930. Elas serão todas disputadas na semana anterior à abertura oficial da competição.

Os países escolhidos para sediar as Copas do Mundo de 2030 e 2034 — Arábia Saudita — foram anunciados durante o Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Todas as candidaturas foram aprovadas nas inspeções técnicas, e sem concorrentes, posteriormente confirmadas pelo presidente da principal instituição de futebol, Gianni Infantino após decisão por aclamação

Alejandro Domínguez, discursou durante o encontro. Ele declarou ser “um dia histórico para o futebol”, ao citar o Mundial de 1930, conquistado pelos anfitriões no Estádio Centenário. Junto à ele, estavam os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia, que também se pronunciaram.

– Primeira final se jogou no Centenário (estádio no Uruguai). Hoje nós estamos decidindo a sede de uma Copa, a sede do centenário do Mundial. Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente Infantino, que o futebol nos une. Estamos em uma frente histórica e podemos mostrar um bom trabalho em equipe para fazer história unindo três continentes atrás de uma paixão – disse o presidente.