Futebol

Presidente do Equador tenta liberação de público para jogo contra o Brasil

Quito anunciou ontem alerta laranja em razão da pandemia de Covid-19 entre os dias 24 e 31 de janeiro

Foto: Lucas Figueiredo - MoWA Press

Guillermo Lasso, presidente do Equador, entrou em contato na noite desta terça-feira (25) com o Comitê de Operações de Emergência (COE) do país para tentar a liberação de 50% de público no jogo de quinta (27), entre a seleção local e o Brasil, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. A bola rola às 18h (de Brasília), no estádio Rodrigo Paz Delgado, mais conhecido como Casa Blanca.

O COE é a autoridade de saúde responsável pelas decisões referentes à pandemia de covid-19 no país. Ontem (24), o órgão havia se manifestado contra a recepção de público em Equador x Brasil, mas uma nova reunião está prevista após o pedido presidencial para amanhã (26), às 17h.

“A Secretaria Geral de Comunicação da Presidência informa que, após a solicitação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF) de reconsiderar a realização da partida Equador x Brasil com a presença de público de forma limitada, o presidente da República, Guillermo Lasso, solicitou ao Comitê de Operações de Emergência (COE) nacional que analise novamente, sob critérios técnicos, a possibilidade de realizar a partida com 50% de capacidade” informa comunicado da República do Equador.

Quito anunciou ontem alerta laranja em razão da pandemia de Covid-19 entre os dias 24 e 31 de janeiro, o que limita locais como bares e restaurantes a 30% da capacidade, sempre seguindo protocolos de segurança. O alerta laranja é o segundo mais grave, atrás somente do vermelho. Também há amarelo e verde.

A Federação Equatoriana já tinha comercializado aproximadamente 20 mil ingressos em dezembro e não planeja reembolsar os torcedores, por isso procurou a presidência do país em seu apelo, que tem apoio de clubes e parte da mídia local. Seria o único jogo sem público desta rodada das Eliminatórias. No próximo dia 1º, por exemplo, a seleção brasileira poderá jogar para 100% da capacidade do Mineirão diante do Paraguai.

O jogo contra o Brasil, que já está classificado para o Mundial, vale pela 15ª rodada das Eliminatórias. A seleção equatoriana está em terceiro na classificação, com 23 pontos. Caso vença o Brasil, precisará somar só mais um ponto nas três rodadas finais para sacramentar sua vaga no Qatar.