Futebol Nacional

Promessa tem nova chance no Palmeiras em meio a incertezas na lateral

Com Piquerez lesionado e Caio Paulista suspenso, Vanderlan retornará ao time titular

Vanderlan, em jogo contra o Flamengo. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Abel Ferreira tem problemas na lateral esquerda do Palmeiras e precisará recorrer ao jovem Vanderlan para o jogo contra o Vasco, neste domingo (22), às 16h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 27ª rodada do Brasileirão. O jogador de 22 anos terá uma nova chance entre os titulares para mostrar seu valor no elenco em meio a incertezas que a posição vive.

Com Piquerez lesionado e Caio Paulista suspenso, Vanderlan retornará ao time titular. O último jogo de Vanderlan como titular foi a derrota para o Botafogo por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Vanderlan era a primeira opção de Abel com a lesão grave de Piquerez no joelho, mas o jovem não teve bom desempenho e acabou perdendo a vaga para Caio Paulista -nome que tinha sido pouco utilizado na temporada. Vanderlan fez apenas cinco jogos como titular após a lesão de Piquerez, e o Palmeiras teve apenas uma vitória, dois empates e duas derrotas. Depois disso, o jovem foi para o banco de reservas.

Titular da posição, Piquerez segue sem previsão de retorno em 2024. O uruguaio sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo e precisou passar por cirurgia. Existe a chance dele voltar a trabalhar com o grupo ainda este ano, mas é difícil que ele volte a atuar antes do fim do Brasileirão.

Hoje titular, Caio Paulista está suspenso contra o Vasco e tem situação complicada. O jogador está sendo acusado de agressão pela ex-namorada, e a polícia instaurou um inquérito para investigar o caso. A diretoria resolveu seguir com o atleta no elenco e mantém cautela.

Com esse cenário, Vanderlan pode subir de prioridade no elenco mais uma vez. A atual temporada já é a que Vanderlan disputou mais jogos no elenco profissional do Palmeiras, com 27, superando 2023, com 26 partidas.

INTERESSADOS NO MERCADO

O Rennes-FRA preparou uma oferta de 12 milhões de euros (quase R$ 74 milhões na cotação atual) para tirar Vanderlan do Palmeiras. No entanto, o Alviverde avisou que o atleta não estava à venda, acreditando que ele poderia se valorizar ainda mais no time titular em 2024 -o que não aconteceu. A multa do jogador é de 60 milhões de euros (R$ 369 milhões).

Em entrevista à TV Palmeiras, Vanderlan se colocou à dispoição de Abel Ferreira na ausência de Caio e Piquerez.

“Como o Abel fala, temos de estar sempre preparados. No dia a dia, nos treinos, é se recuperar e fazer tudo certo. Me sinto preparado. Eu treino, descanso, me alimento bem e, se for a vontade do professor me colocar para jogar, estou pronto.”