Quem fica, quem sai e quem retorna? Confira a situação contratual do elenco do Atlético Goianiense
Com a temporada encerrada para o Atlético Goianiense dentro das quatro linhas, a diretoria agora…
Com a temporada encerrada para o Atlético Goianiense dentro das quatro linhas, a diretoria agora trabalha nos bastidores. Com a disputa do Campeonato Goiano, Copa do Brasil, Série A e Copa Sul-Americana, o rubro-negro vai reformular o elenco e enquanto algumas peças vão embora, outras serão contratados e tem até jogador voltando após um período de empréstimo para o Japão.
Do atual elenco do Atlético Goianiense, que encerrou a Série A, 14 possuem contrato para 2022, mas existem ressalvas: Os goleiros Leonardo, Luan Polli, Kozlinski, os laterais Dudu e Jefferson, os zagueiros Éder, Wanderson, Oliveira e Pedro Henrique, os meias Rickson, Marlon Freitas, Matheus Barbosa, além dos atacantes Zé Roberto e Brian Montenegro.
Quem são os jogadores com contrato?
Destas peças, o goleiro Kozlinski não deve permanecer. Após duas temporadas atuando no Campeonato Goiano e sendo reserva na Série A, o arqueiro deve ser emprestado ou ter o contrato rescindido. Até por isso, o Atlético Goianiense acertou a contratação de Jordan, de 23 anos, que estava por último no Santa Cruz. Leonardo é apenas a quarta opção, mas tem vínculo até o fim de 2022.
No sistema defensivo, o contrato de Éder vai até o dia 5 de fevereiro de 2022. Ou seja, o defensor poderia atuar até a terceira rodada do Campeonato Goiano. Existe o interesse de equipes da Série A e a diretoria do Atlético Goianiense quer a sua permanência, por isso, vai haver uma negociação durante este mês para definir o futuro do atleta.
Wanderson e Pedro Henrique possuem contrato até o meio de 2022, enquanto Oliveira é até dezembro. Pedro é goiano, mas está vinculado a um time português e o valor para o Atlético Goianiense o contratar em definitivo, caso seja a vontade de ambas as partes, já está definido e estabelecido em contrato.
Nas laterais, Dudu é quem tem o contrato mais longo em todo o elenco. O jogador tem vínculo até o fim de fevereiro de 2024, Jefferson está um pouco atrás e assinou até dezembro de 2023. No meio-campo, Rickson, Matheus Barbosa e Marlon Freitas assinaram até o fim de 2022. O último, inclusive, atrai o interesse do Corinthians, mas nenhuma proposta oficial foi feita até o momento.
No ataque, Brian Montenegro tem situação similar a de Pedro Henrique. O atacante paraguaio tem contrato até o meio do ano, pois ainda está vinculado ao Independiente del Valle-EQU e o valor, caso o Atlético Goianiense queira contratar em definitivo, já está estabelecido. Zé Roberto, por sua vez, está ligado ao rubro-negro até dezembro de 2023.
Quem retorna?
O Atlético Goianiense emprestou dois atletas para o futebol japonês e ao menos um já tem seu retorno garantido. Wellington Rato, meia-atacante de 29 anos, estava no V-Varen Nagasaki e tinha um valor para ser comprado em definitivo, mas isso não aconteceu. Ele disputou 27 partidas, onde marcou sete gols e deu duas assistências.
Além do Rato, o volante Pereira foi emprestado para o Oita Trinita, que acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do futebol japonês. O atleta se destacou, demorou a estrear por conta da pandemia que dificultou a entrada de jogadores estrangeiros no Japão, e disputou 13 partidas. Se o clube não acertar a compra, ele também retorna para o Atlético Goianiense.
Quem pode ficar?
Apesar de não ter contrato, o Atlético Goianiense tem o interesse de permanecer com algumas peças para 2022. O principal nome é o do goleiro Fernando Miguel, capitão e um dos destaques da equipe ao longo da temporada. Ele possui contrato com o Vasco da Gama, mas recebeu o pedido da própria filha para permanecer em Goiânia e o rubro-negro vai fazer uma proposta para ele ficar.
O atacante Janderson, que já foi informado pelo Corinthians que não será utilizado em 2022, pode procurar um novo clube. O Atlético Goianiense já fez um contato inicial para a permanência do atacante, mas informações de Minas Gerais levantam a possibilidade do Cruzeiro tentar assinar com o jogador.
Além destes nomes, o Atlético Goianiense segue negociando com o Ituano para comprar em definitivo o volante Gabriel Baralhas. O lateral Arthur Henrique também pode negociar, mas o rubro-negro precisa convencer a Ferroviária-SP que detém os direitos do atleta. Outros como Arnaldo, Lucão, Toró e Igor Cariús serão avaliados. Apesar do interesse, André Luis e Willian Maranhão não devem ficar.