Rafael Lacerda usa jejum como combustível para conquista do título
Este foi o 16º título goiano do Vila Nova, terceiro maior campeonato estadual, ficando atrás apenas de Goiás e Atlético-GO

O Vila Nova conquistou o título do Campeonato Goiano de 2025 com uma virada histórica sobre o Anápolis neste domingo (30/3). Diante de quase 40 mil torcedores no Serra Dourada, o Colorado venceu por 3 a 0 e reverteu a desvantagem de 2 a 0 sofrida no primeiro jogo da final. O técnico Rafael Lacerda, que garantiu seu primeiro título à frente da equipe Colorada, destacou o impacto das mudanças táticas no segundo tempo para alcançar o resultado.
“Tínhamos uma ideia com três meias no primeiro tempo – Jean Mota, Igor Henrique e Diego Torres – e apenas um volante para sustentar. Mas o jogo não fluiu como esperávamos. O mérito também é do Anápolis, que marcou muito bem e jogou de igual para igual, chegando até a criar chances de gol”, analisou Lacerda.
No intervalo, a comissão técnica fez ajustes que foram fundamentais para a virada. “Muitos poderiam pensar que estava perdido, mas ganharam essa situação durante uma semana. As mudanças não foram feitas no ‘oba-oba’, foram treinadas. Nosso intervalo foi muito produtivo, consegui entender o que precisa ser ajustado e tomamos as decisões certas”, completou Rafael Lacerda.
O título encerra um jejum de 19 anos sem conquistas estaduais para Vila Nova, e Lacerda usou essa marca como motivação para seus jogadores. “Disse aos atletas que esse tempo sem título não podia ser um peso, mas sim um combustível para que a gente mudasse essa história. Um clube do tamanho do Vila Nova não pode ficar tanto tempo sem conquistas”, afirmou o treinador.
Agora, a equipe Colorado volta suas atenções para a sequência da temporada, com a Copa do Brasil, onde já está classificado para a terceira fase, a Série B do Brasileirão. A estreia na competição nacional será no próximo sábado (5/4), contra o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira.