JUDÔ

Rafael Silva é derrotado por francês na repescagem; Maria Suelen perde e se lesiona

Baby foi superado pelo lendário Teddy Rinner. Já a judoca brasileira machucou o joelho e não conseguiu participar da repescagem

Foto: CBJ/Divulgação

O Brasil terminou sem a madrugada sem medalhas no judô. Na disputa acima dos 100 kg masculina, Rafael Silva, o Baby, perdeu na repescagem, enquanto Maria Suelen Altheman caiu nas quartas de final e, com lesão, não participou da repescagem (que é caminho para disputar o bronze).

Na sua campanha, Baby venceu Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, por ippon no golden score, e perdeu para Guram Tushishvili, da Geórgia, após levar três punições (shidos). Na repescagem, teve pela frente o francês Teddy Riner, um dos maiores da histórai do esporte. Em 45 segundos, o lendário judoca – bicampeão olímpico e que chegou a ficar 10 anos e 154 combates invicto – derrotou o brasileiro com um wazari somado a uma chave de braço, causando a desistência de Rafael Silva, que tem dois bronzes olímpicos, em Londres-2012 e no Rio-2016.

Já Maria Suelen – que havia vencido a eslovena Anamari Velensek na estreia – perdeu nas quartas de final para a francesa Romane Dicko. Para piorar, lesionou o joelho, saiu do tatame de maca e não teve condições de disputar a repescagem.

“Maria Suelen Altheman sentiu lesão no joelho esquerdo durante o combate de quartas de final contra a Romane Dicko e, após avaliação do departamento médico da seleção, não terá condições de lutar a repescagem”, informou a Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A judoca passará por exames ainda nesta sexta (30). Com suspeita de rompimento de ligamentos do joelho, deve ficar fora da competição por equipes.

No fim da noite desta sexta (horário de Brasília) acontece a disputa por equipes, novidade nas Olimpíadas.