Em sua 22ª edição, o Rally dos Sertões a maior prova off road do País terá várias novidades incluindo grandes nomes do rali nacional e internacional nas categorias carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. O Rally dos Sertões começa neste sábado, dia 23, em Goiânia, e termina no dia 30, em Belo Horizonte (MG). A disputa começa com o prólogo, que definirá a ordem de largada para a 1ª etapa no domingo, dia 24. Serão sete etapas e mais de 2,6 mil quilômetros (1,572 mil de especiais) rumo a Belo Horizonte.
A lista extraoficial de inscritos já conta com 126 equipes e 198 competidores, divididos nas categorias carros (86 competidores), motos (39), quadriciclos (17), UTVs (42) e caminhões (14), reunindo grandes nomes do rali nacional e internacional. Além do Brasil, mais nove países terão representantes na competição: África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal, Reino Unido e Uruguai. Nas categorias motos e quads, o Sertões também será válido pelo Mundial de Rally Cross Country da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
O Rally dos Sertões é um dos maiores eventos esportivos do País, movimentando as economias das cidades por onde passa. Entre competidores, imprensa, equipes de apoio, organização, produção e logística, mobiliza uma caravana de aproximadamente duas mil pessoas. Um evento 100% nacional, mas destacado por sua qualidade internacional nas partes técnica, esportiva e organizacional.
Novo formato
“São 22 anos e é sempre uma emoção muito grande a chegada de mais um Rally dos Sertões. Teremos mais uma edição especial, com mudanças que visam tornar o evento mais acessível para todos e um formato mais agradável para os competidores e patrocinadores, largando e chegando em finais de semana, o que também é melhor para o público”, comenta Marcos Moraes, da Dunas Race, realizadora do evento.
“Teremos um percurso inédito, com todas as dificuldades de uma prova de rali, mas também trechos muito prazerosos e desafiadores. Aproveito mais uma vez para agradecer a todos os nossos patrocinadores e apoiadores, aos órgãos governamentais de Goiás e Minas Gerais e aos competidores pela confiança. Temos certeza que será um grande rali”, completa Moraes.
A movimentação em Goiânia começou na última quarta-feira, dia 20, com a abertura de box, no Autódromo Ayrton Senna. Na quinta, dia 21, e na sexta dia 22, realizadas as vistorias técnicas. No sábado dia 23, a partir das 9 horas, os competidores saem do autódromo para a disputa do prólogo, que terá 10 km. Às 19h30, também no autódromo, acontecerá a largada promocional, para que o público veja de perto as principais estrelas do rali e suas supermáquinas. A entrada será gratuita.
Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três serão sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso Caldas Novas e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições. A chegada em Belo Horizonte acontecerá no dia 30 na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Lagoa da Pampulha, a partir das 10 horas, com entrada gratuita.
Programação do Rally dos Sertões 2014:
23 de Agosto (Sábado) – Goiânia (GO) – Autódromo Internacional Ayrton Senna
• Prólogo (a partir das 9 horas)
• Largada Promocional (a partir das 19h30)
24 a 30 de Agosto (Domingo a Sábado)
• Etapas Sertões:
24/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO)/Caldas Novas (GO)
25/08 – 2ª etapa – Caldas Novas (GO)/Catalão (GO)
26/08 – 3ª etapa – Catalão (GO)/Paracatu (MG)
27/08 – 4ª etapa – Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
28/08 – 5ª etapa – São Francisco (MG)/Diamantina (MG) – MARATONA
29/08 – 6ª etapa – Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
30/08 – 7ª etapa – Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
30 de Agosto (Sábado)
• Chegada – Belo Horizonte (MG)
• Cerimônia de Premiação