Rayssa Leal se torna a primeira campeã mundial de Skate Street
O título veio após uma virada na última manobra
Rayssa Leal segue a passos largos para se consolidar como uma das maiores lendas do skate mundial. Neste domingo (15), a jovem maranhense fez história ao conquistar seu terceiro título consecutivo do Super Crown, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. Com um público de 16 mil pessoas vibrando a cada movimento, Rayssa superou adversárias de peso, incluindo a campeã olímpica Coco Yoshizawa (ficou em segundo lugar com 35.4) e a talentosa Yumeka Oda (completando o podium com 33.7), e se tornou a primeira tricampeã da história da Liga Mundial de Skate Street (SLS).
Competição
A competição exigia das atletas duas voltas de 45 segundos e cinco tentativas de manobras individuais. Rayssa, que havia terminado a primeira parte da prova atrás de Chloe Covell, precisou das manobras para recuperar a liderança. A emoção tomou conta do ginásio quando ela brilhou nas tentativas finais, cravando duas manobras de 9.1 e garantindo a vitória com uma soma total de 35.4 pontos, apenas 0.2 à frente de Yoshizawa.
Com a vitória, Rayssa reafirma sua supremacia no circuito, após um ano de conquistas importantes, como a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris. Além das vitórias em etapas da SLS, como em San Diego e Tóquio, a brasileira mostrou, mais uma vez, sua habilidade e garra, superando quedas e desafios nas manobras mais difíceis, como o frontside bluntslide shove-it, que lhe rendeu uma das maiores notas do dia.
Este tricampeonato solidifica Rayssa Leal como uma das maiores skatistas de todos os tempos, e sua jornada inspira jovens atletas ao redor do mundo. Ela não é mais apenas a “Fadinha”, apelido carinhoso que a acompanhou no início da carreira, mas sim a Rainha do Skate, que escreve seu nome com letras de ouro na história da SLS.
Brasileiras na SLS
A história da competição feminina da Liga Mundial de Skate Street (SLS) teve início em 2015, com a brasileira Letícia Bufoni conquistando o título. Em seguida, Pamela Rosa fez o Brasil brilhar novamente, vencendo em 2019 e 2020. A partir de 2022, Rayssa Leal passou a dominar a grande final, levando o título em 2022, 2023 e agora, em 2024.