Real Betis lança camisa feita com alga e plásticos retirados do mar
Time espanhol usará o uniforme no dia 16 de fevereiro, no jogo Forever Green 2025 contra o Real Sociedad

(Por Agência O Globo)
O Bétis de Sevilha apresentou nesta quinta-feira, em Tarifa, uma camisa especial confeccionada com algas recebidas da Ásia e plásticos retirados do mar. O time espanhol usará o uniforme no dia 16 de fevereiro, no jogo Forever Green 2025 contra o Real Sociedad.
Com esta iniciativa, o clube busca chama a atenção para os efeitos das mudanças climáticas e os problemas que afetam regiões como Tarifa e o restante.
“Fomos informados de que uma alga asiática invasora estava causando muitos problemas em diversos setores da região, então decidimos aproveitar essa situação para destacar a importância de cuidar dos nossos oceanos”, explicou Rafael Muela, gerente da Fundação Real Betis Balompié, durante a apresentação da camisa ecológica.
“Queremos nos conscientizar sobre a importância da preservação desses ecossistemas, controlar esse tipo de problema e também sobre a questão dos resíduos e como são descartados nos oceanos. Tudo isso tem um impacto, e precisamos gerenciar os resíduos de forma mais sustentável, seguindo processos de economia circular”, acrescentou o representante do clube
Outro detalhe do uniforme é a serigrafia luminiscente, com objetivo de “fazer uma referência à beleza dos ambientes marinhos, como as águas-vivas e outros animais semelhantes que brilham no escuro”.
“Tem um elemento colecionável, podemos dizer”, afirmou Muela, destacando que Tarifa foi escolhida para o lançamento porque é uma das áreas mais afetadas pela invasão da alga e representa os setores mais impactados, como a pesca e o turismo.
Uma alga asiática, chamada Rugulopteryx okamurae está se espalhando sem controle pela costa espanhola, deslocando espécies nativas e destruindo ecossistemas.