McLaren

Réplica de carro de Ayrton Senna na Fórmula 1 será exposta no Autódromo Internacional de Goiânia

A réplica, um modelo MP4/4, é inspirada no carro icônico com o qual Ayrton Senna correu em 1988

Réplica do carro de Ayrton Senna, da McLaren, em 1988, estará no Autódromo de Goiânia. Foto: Divulgação

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, completa 50 anos neste fim de semana e as celebrações seguem acontecendo a todo vapor. Em meio às etapas da Stock Car e Stock Series que vão acelerar na pista goiana, uma réplica exata do carro de Fórmula 1 de Ayrton Senna, será exposta no dia 28 de julho, durante a festa de comemoração.

A réplica, um modelo MP4/4, é inspirada no carro icônico com o qual Ayrton Senna correu em 1988, considerada uma das maiores lendas da história da Fórmula 1. Produzida pela TJ Colecionáveis em São Paulo, ela possui medidas de 4,40 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,10 metro de altura, pesando 150 kg.

A construção utiliza fibra de vidro com pintura automotiva, manta de vidro, adesivação com cobertura de verniz e pneus de fibra, sendo toda feita à mão para garantir a máxima fidelidade ao original. Este ano é particularmente significativo, pois marca os 30 anos da morte de Ayrton Senna e os 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

“O Autódromo chega aos 50 anos mantendo seu protagonismo no cenário nacional, com a presença constante nas principais categorias do automobilismo e motociclismo. É uma determinação do governador Ronaldo Caiado que a gente zele desse patrimônio, e continue trazendo os principais eventos para Goiás, fomentando o nosso esporte”, afirmou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra.

Programação

A programação das comemorações começou na última terça-feira (23), com um encontro de ciclistas profissionais e amadores, que realizaram seus treinamentos e atividades no circuito. Nos últimos anos, o Autódromo de Goiânia se tornou um importante local de treinamentos para os atletas goianos. Ainda esta semana vão acontecer mais eventos que contemplam outras modalidades, como encontros de motociclistas e proprietários de carros antigos.

No domingo vão ser realizadas outras ações, como o lançamento de um selo especial comemorativo dos 50 anos do Autódromo, e a apresentação do projeto de uma réplica da McLaren que foi pilotada por Ayrton Senna, que ficará em exposição permanente no circuito. Também será inaugurada uma usina fotovoltaica dentro do Autódromo, que é resultado de uma parceria entre o Governo de Goiás e a Equatorial para eficiência energética, com a substituição de luminárias da área externa do estádio Serra Dourada, além do ginásio Valério Luiz de Oliveira, o Goiânia Arena, e o próprio Autódromo.

A réplica

Inicialmente criada para a exposição no Congresso Fenabrave, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de agosto no São Paulo Expo, a réplica da McLaren de Senna atraiu grande atenção e curiosidade pelo realismo e beleza. A ideia de doar surgiu, de uma empresa de São Paulo, como uma forma de perpetuar o legado de Senna e comemorar o jubileu de ouro do Autódromo de Goiânia.

Sobre o Modelo MP4/4

Projetado por Gordon Murray, o MP4/4 da McLaren é um dos modelos mais reverenciados da Fórmula 1, conhecido por seu desempenho excepcional durante a temporada de 1988, onde venceu 15 das 16 corridas. Este modelo foi conduzido por Ayrton Senna e Alain Prost, consolidando-se como uma lenda nas pistas.