Atacante do Porto

Revelado no Trindade e negociado pelo Grêmio Anápolis, Galeno é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira

Revelado no Trindade e com passagem no Grêmio Anápolis, Galeno foi convocado para a Seleção Brasileira

Brasileiro ganhou o apelido de "senhor Champions" nesta temporada. Foto: Divulgação - Porto

De olho nas partidas contra Espanha e Inglaterra, a Seleção Brasileira precisou realizar três alterações na sua lista de convocados. O treinador Dorival Júnior retirou Ederson, Marquinhos e Gabriel Martinelli, todos lesionados, e deu oportunidades para Léo Jardim (Vasco), Fabrício Bruno (Flamengo) e Galeno (Porto), sendo que o último, tem uma forte ligação com o futebol goiano. Os duelos serão no dia 23, contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, e no dia 26, contra a Espanha, no Santiago

Quem é Galeno?

Natural de Barra do Corda (MA), o atacante foi revelado nas categorias de base do Trindade, onde se profissionalizou e se destacou na campanha do Goianão de 2016, marcando cinco gols em dez partidas. Logo foi negociado com o Grêmio Anápolis, antes de partir para o futebol português, ainda em 2016.

Chegou a princípio para o Porto B e acumulou empréstimos para o Portimonense e Rio Ave, antes de ser comprado pelo SC Braga. Após três temporadas nos Guerreiros do Minho, o Porto então comprou de volta o atacante, que está no clube principal desde a temporada 2021/22. É bicampeão português pelos portistas.

Na atual temporada, Galeno disputou 36 jogos pelo Porto, onde marcou 13 gols e deu 11 assistências. Somente na Liga dos Campeões, foram cinco gols e três assistências em seis jogos, que rendeu o apelido de “Senhor Champions” pelos torcedores da equipe portuguesa.