THE BEST

Ronaldo posta mensagem parabenizando Vini Jr. pela conquista do The Best

Três vezes melhor do mundo, Ronaldo falou em recuperar o respeito ao futebol brasileiro

O atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, venceu o prêmio FIFA The Best de melhor jogador do mundo em 2024, e foi parabenizado pelo pentacampeão mundial Ronaldo. É a primeira conquista de um jogador brasileiro desde Kaká, que foi eleito melhor do mundo em 2007.

Na publicação feita por Ronaldo em uma rede social, ele fala em recuperar o respeito do futebol brasileiro, e destaca que o prêmio “agora está merecidamente nas mãos do Vini”. Vinícius foi ainda o único jogador do Brasil escolhido para a seleção do ano.

Ronaldo foi eleito por três vezes o melhor jogador do mundo (1996, 1997 e 2002).

“…E por falar em recuperar o respeito ao futebol brasileiro, olha ele aí. Vini Jr, máximo respeito! ✊🏿⚽️ 16 anos se passaram desde a última vez que o troféu de melhor jogador do mundo veio para o Brasil. Agora merecidamente nas mãos do Vini, significa muito mais que seu papel decisivo nos jogos e os números extraordinários na temporada 2023/24. Para o prêmio, bastaria o seu talento, mas seu poder vai muito além do campo.

Falamos de um dos jogadores mais valiosos da atualidade, vítima de racismo televisionado com frequência inconcebível. Quantos Vinicius no anonimato são por ele representados? Quantas vítimas espalhadas por todos os cantos? Símbolo de resistência e resiliência, hoje Vini lidera também a luta antirracista no futebol mundial, em que a impunidade é tão perniciosa quanto os ataques. E não são menos racistas os que se calam. A omissão – sobretudo das entidades e autoridades que tem o poder legal de enfrentar e punir tais práticas – reforça ainda mais a cultura do apagamento e do desrespeito aos negros.

Tentaram te apagar, meu amigo. E você deu um baile.🕺🏿 O MELHOR JOGADOR DO MUNDO É PRETO E BRASILEIRO! 🏆”, escreveu Ronaldo.

Veja a postagem de Ronaldo.

FIFA The Best
A premiação da FIFA acontece todos os anos, e desde 1991 escolhe o melhor jogador do mundo na temporada. O atual formato começou em 2016, depois de um período em que a cerimônia acontecia de forma integrada com a Bola de Ouro da revista francesa France Football, que era chamada de FIFA Balon D’or.

Para chegar ao resultado final, um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. Para votar na premiação a FIFA um conselho com jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais filiadas à entidade é formado. O também pode votar no site da FIFA na internet. Cada um dos grupos tem peso de 25% na pontuação final. A temporada europeia serve como base de análise para a votação.

Além do melhor jogador do ano, são eleitos: o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, Prêmio Puskás, para o gol mais bonito no futebol masculino, o prêmio Fair Play para o torcedor do ano. Este ano uma novidade é o Prêmio Marta, para o gol mais bonito no futebol feminino.

Entre 2010 e 2015 o prêmio de melhor jogador do mundo foi unido com a Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football. Depois as duas premiações voltaram a ser entregues de forma separada e seguem critérios diferentes para a escolha do melhor jogador e jogadora do mundo. A Bola de Ouro de 2024 ficou com o jogador espanhol Rodri.